Quanto tempo dura estomatite na boca?

Perguntado por: agomes2 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4 / 5 15 votos

Estas lesões costumam desaparecer ao fim de 4-14 dias. Em situações mais graves (correspondentes a cerca de um em cada dez casos de estomatite), as lesões podem durar até seis semanas.

O tratamento da estomatite leva cerca de 10 a 14 dias e envolve o uso de medicamentos que ajudam o organismo do paciente a combater o vírus da herpes. Pacientes que sentem muita dor devido às lesões ou apresentam febre também podem fazer o uso de medicamentos analgésicos ou antitérmicos.

O tratamento para estomatite ocorre por meio de medicamentos, então é fundamental procurar um especialista para confirmar a condição e sua causa: condições de causas virais são tratadas com antivirais, por exemplo. O profissional de saúde também pode prescrever analgésicos para aliviar a dor.

Geralmente, as manifestações da estomatite na criança, surgem passados cerca de 5 dias após o contágio com uma pessoa doente, e incluem regra geral, falta de apetite, irritabilidade, febre e dor, para além de pequenas lesões que aparecem na boca e garganta, o que leva os pais, e bem, a recorrer ao profissional de saúde ...

Outra dica é manter os objetos levados à boca sempre higienizados com sabão ou detergente. O ideal é ficar em repouso, ingerir bastante líquido e alimentos pastosos frios, pouco ácidos e com o mínimo de tempero. Iogurte, sorvete, gelatina e suco de frutas não ácidas, como maçã e mamão são boas opções.

Estas lesões costumam desaparecer ao fim de 4-14 dias. Em situações mais graves (correspondentes a cerca de um em cada dez casos de estomatite), as lesões podem durar até seis semanas.

E, por causa da dor, falta de apetite e irritabilidade. O pequeno também pode babar bastante, porque, novamente, em função da dor de garganta, não consegue engolir sequer a própria saliva. O ciclo costuma durar de dez a 15 dias.

Oferecendo água, sucos naturais ou vitamina de fruta para criança não desidratar. Alimentos frios e sem temperos também podem ser oferecidos para não aumentar a dor. Já a limpeza, pode ser feita com produtos de higiene bucal infantil – a Dentalclean tem uma linha completa para os cuidados orais das crianças.

Diagnóstico da estomatite herpética
Em alguns casos, pode ser necessário recorrer a exames de laboratórios para identificar o tipo do vírus ou determinar outras possíveis causas da doença. Estabelecer o diagnóstico diferencial é de extrema importância para conduzir o tratamento adequado.

A tetraciclina, entre outros, constitui um antibiótico para estomatite bastante utilizado, exceto nos casos onde ainda se esteja a verificar a formação de dentes permanentes, sob o risco de os tornar mais escurecidos.

febre; inchaço; sensação de mal-estar; mau hálito.

As lesões múltiplas, maiores que 1 cm, recidivantes, e que não melhoram em 10 dias devem ser melhor investigadas.

Deve-se evitar alimentos excessivamente salgados ou doces”, ensina o pediatra Victor Nudelman, do Hospital Israelita Albert Einstein (SP). O quadro desaparece espontaneamente entre sete e 15 dias.

Medicamentos Para Estomatite

  • Hexomedine Colutorio 50ml. 22% OFF. ...
  • Quadriderm 0,50mg/g + 1mg/g + 10mg/g + 10mg/g Cosmed Creme Dermatológico 20g. ...
  • Quadriderm Pomada Farmasa 20g. ...
  • Permut Creme Eurofarma 10g. ...
  • Permut Pomada Eurofarma 10g. ...
  • Periodontil 250mg Sanofi Aventis 20 Comprimidos. ...
  • Gingilone Pomada Mantecorp Farmasa 10g.