Qual médico trata fístula perianal?

Perguntado por: nalbuquerque . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 7 votos

Coloproctologista deve orientar o paciente.

Hemorroidas, fístulas e fissuras perianais são doenças da área da proctologia. Saiba quando procurar um proctologista.

Como é muito raro que uma fístula se cure espontaneamente, costuma ser necessário realizar intervenção cirúrgica, inclusive, para evitar complicações como a formação de um abcesso. Em alguns casos de fístula complexa ou quando o paciente tem doença de Crohn, por exemplo, o seton pode ser um grande aliado do tratamento.

Em alguns casos é possível fechar o trajeto da fístula utilizando cola ou nitrato de prata, que irá destruir o tecido doente. Apesar de preservarem a anatomia da região, esses métodos não são tão efetivos quanto uma intervenção cirúrgica.

A ressonância magnética (RM) é um método de imagem eficaz e fundamental na avaliação das fístulas perianais, e a aquisição de imagens multiplanares tem-se mostrado muito útil no planejamento cirúrgico por reproduzir fielmente a anatomia perianal, permitindo caracterizar e classificar a fístula através da sua relação ...

O gastroenterologista é o médico habilitado para fazer diagnósticos e tratar doenças que atingem o aparelho digestivo. Qualquer doença que esteja relacionada ao aparelho digestivo, ou seja, da boca até o ânus, deve ser diagnosticada e tratada por esse profissional.

O perigo está quando há uma obstrução à saída destes líquidos, pois eles ficam parados e dão possibilidade de bactérias se multiplicarem e formarem abscessos ou infecções. Então, não se preocupe, melhor uma fístula que drena muito e até elimina fezes, do que uma que não permite a saída daquilo que está em seu interior.

O que acontece se eu não operar a fístula? Um dos maiores riscos é a formação de um novo abscesso. Além disso, a dor e desconforto podem continuar presentes na região. Com o passar do tempo uma fístula não tratada pode ir se tornando mais complexa e a cirurgia para correção cada vez mais difícil.

A fístula é tratável e sobretudo é evitável
Nem todos sabem que até 95% das fístulas podem ser fechadas com cirurgia. Um reparo cirúrgico custa US$ 600, mas que para a maioria das mulheres com fístulas é considerada uma fortuna. Muitas não sabem que existe tratamento para a fístula.

dracunculifolia tem ação anti-inflamatória comprovada.

Cicatenol 50 mg / g pomada 30 g | Tratamento De Fissuras | EMS.

Entre as complicações locais que podem surgir com o tratamento cirúrgico da fístula anal estão: dor, muitas vezes de difícil controle, mesmo com uso de analgésicos: ânus com deformidade; retenção urinária; infecção urinária; constipação; impactação fecal; hemorragia; infecção; abscesso; edema; plicomas anais; prolapso ...

Tratamento de Fístula anal com LASER
Essa opção atua por efeito fototérmico, destruindo o tecido da fístula e colabando o trajeto. O laser é introduzido desde o orifício da pele até a origem da fístula no canal anal. Assim, ele atua cauterizando este trajeto sem a lesão da musculatura que controla a continência fecal.

As fístulas podem durar anos, enquanto os cateteres duram semanas a alguns meses. Além disso, a permanência prolongada de um cateter pode levar à obstrução ou estreitamento da veia onde ele está localizado, gerando consequências como dor e edema de face ou do membro superior.