Precisa tratar Gardnerella?

Perguntado por: ailha . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 12 votos

Não se deve tratar. Só há indicação de tratamento em pacientes sintomáticas (queixa clínica de corrimento vaginal); ou resultado positivo para Gardnerella no citopatológico de pacientes que vão realizar um procedimento ginecológico (histerectomia ou interrupção da gravidez), visto risco de infecção cirúrgica.

Prurido (coceira) pode ocorrer, mas com menor frequência. Quando não tratada, a gardnerella pode desencadear em salpingite, endometrite, ruptura prematura de membranas, parto prematuro ou mesmo infertilidade. Homens podem ter inflamações na uretra, prepúcio e glande.

A Gardnerella vaginalis é uma bactéria que faz parte da flora normal, principalmente das mulheres sexualmente ativas.Ela encontra-se entre os grupos causadores das vaginoses bacterianas.

Os autores relatam uma taxa de cura de 100% com o uso de ornidazol oral, ornidazol vaginal e secnidazol oral associado ao metronidazol vaginal.

Nas mulheres, ela é causada pelo aumento da quantidade da bactéria Gardnerella vaginalis na vagina nem sempre apresenta sintomas, e seu tratamento é feito com o uso de antibióticos.

Algumas bactérias são bem-vindas e outras são prejudiciais, como no caso da Gardnerella, uma bactéria que quando presente no endométrio, a parede interna do útero da mulher, pode causar abortos ou impedir a implantação do embrião.

As doenças causadas pela infecção da gardnerella têm cura se tratadas da forma adequada. Um dos métodos de tratamento é o uso de medicamentos antibióticos como Secnidazol, Metronidazol ou Azitromicina.

É uma infecção genital causada pela bactéria Gardnerella Vaginalis. Essa bactéria compõe a microbiota vaginal naturalmente, mas quando há desequilíbrio na microbiota e redução na quantidade de lactobacilos, algumas bactérias se sobressaem. Com isso, o excesso de Gardnerella Vaginalis produz a infecção.

Uma mistura de algumas gotas de óleo de alho com óleo de coco, diluídas e passadas diretamente na área afetada, vai tratar a infecção e aliviar os sintomas. Ou ainda, você pode amassar alguns dentes de alho e misturar em água, e usar essa solução para lavar a vagina.

Uso frequente de ducha vaginal; Uso recente de antibióticos; Tabagismo; Uso de dispositivo intrauterino (DIU).

Introdução: A Gardnerella vaginalis facilita a infecção pelo papilomavírus humano (HPV).