O que é bom para desinflamar fístula?

Perguntado por: aramos . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.1 / 5 17 votos

dracunculifolia tem ação anti-inflamatória comprovada.

O tratamento das fístulas anorretais é sempre cirúrgico. Assim, ele visa eliminar a fístula, prevenir a recorrência e preservar a continência fecal do paciente. Dessa forma, elimina-se completamente a condição.

A principal causa da fístula perianal é a infecção de uma das glândulas anais.

Como é muito raro que uma fístula se cure espontaneamente, costuma ser necessário realizar intervenção cirúrgica, inclusive, para evitar complicações como a formação de um abcesso. Em alguns casos de fístula complexa ou quando o paciente tem doença de Crohn, por exemplo, o seton pode ser um grande aliado do tratamento.

Cicatenol 50 mg / g pomada 30 g | Tratamento De Fissuras | EMS.

O antibiótico mais comum nesse caso é a amoxicilina associada ao clavulanato ou ciprofloxacino associado ao metronidazol.

Sintomas da fístula perianal
Quando falamos dos abscessos, o quadro de sintomas é o de infecção, com apresentação de dor contínua e inchaço da região perineal. Além disso, podem aparecer: vermelhidão da pele, cansaço, febre, calafrios e outros sintomas, como inapetência e prostração.

A formação de uma fístula pode ser ocasionada pela inflamação dos tecidos, causada pela própria infecção, por lesões relacionadas à ventilação mecânica prolongada e pelo manejo do paciente durante o tratamento.

A fístula perianal raramente implicará em grande risco para a vida do paciente, mas essa doença causa limitações importantes e raramente cicatrizará espontaneamente. O quadro tem relação com as chamadas infecções de tratamento cirúrgico e, portanto, a escolha da melhor cirurgia fará toda a diferença.

O que acontece se eu não operar a fístula? Um dos maiores riscos é a formação de um novo abscesso. Além disso, a dor e desconforto podem continuar presentes na região. Com o passar do tempo uma fístula não tratada pode ir se tornando mais complexa e a cirurgia para correção cada vez mais difícil.

O objetivo da cirurgia é abrir o trajeto, de forma a promover cicatrização a partir da base da fístula e, depois, da superfície, a fim de evitar que partes infectadas fiquem dentro do ferimento. Esse período de cicatrização pode ser um processo demorado, pode levar de uma semana a vários meses.

As fístulas podem durar anos, enquanto os cateteres duram semanas a alguns meses. Além disso, a permanência prolongada de um cateter pode levar à obstrução ou estreitamento da veia onde ele está localizado, gerando consequências como dor e edema de face ou do membro superior.

A água morna favorece a circulação sanguínea local promovendo a cicatrização da fissura e a higiene local. A água não deve ser fervendo para evitar queimaduras no local. Como alternativa pode-se utilizar bolsa de água morna. Sempre com o cuidado de não queimar a pele.

Existem três anti-inflamatórios mais indicados nesses casos: Nimesulida, Ibuprofeno e Diclofenaco. Esses remédios diminuem a dor e o inchaço. Para surtir o efeito, devem ser utilizados por, pelo menos, 5 dias.