O que é fosfatase alcalina em crianças?

Perguntado por: iapolinario . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.4 / 5 18 votos

A fosfatase alcalina é produzida em vários tecidos, como: ossos, fígado, rins, intestino, pulmão, placenta, leito vascular, neutrófilos e linfócitos T ativados. Na população pediátrica, em condições fisiológicas, a fosfatase alcalina é formada por 85% de fração óssea e 15% de hepática.

A hiperfosfatasemia transitória benigna na infância (HTBI) é uma condição pouco conhecida, que se traduz por um estado benigno e de bom prognóstico. A HTBI resulta do aumento súbito e transitório na concentração sérica da fosfatase alcalina (FA) em crianças sadias.

Elevações maiores da fosfatase alcalina indicam obstrução do fluxo biliar. Esta ocorre fora do fígado e é provocada por cálculos biliares ou tumores que bloqueiam os canais que conduzem a bile para o intestino ou na vesícula biliar. Nesses casos, costuma haver também um aumento grande das bilirrubinas.

O aumento da FA é observada em neoplasias onde ocorre metástases hepáticas e ósseas, por maior produção das principais isoenzimas pelos hepatócitos e osteoblastos (THRA​LL, 2015)​, o que poderia explicar a elevação desta enzima, por se tratarem na maioria dos casos tumores de comportamento agressivo.

Fosfatase alcalina alta
Uma delas é a ocorrência de processos obstrutivos extra-hepáticos, por exemplo, colelitíase (conhecida como pedra na vesícula) e coledocolitíase (presença de cálculos nos ductos biliares). Em alguns casos, pode ser um sinal de câncer de pâncreas.

Sinais e sintomas como icterícia (cor amarelada da pele e mucosas), colúria (cor escura “tipo Coca-Cola” da urina), hipocolia ou acolia fecal (coloração mais clara das fezes), prurido (coceira), dor abdominal, fadiga (cansaço) e febre podem surgir nestas situações.

Dada a multiplicidade de fatores que causam a elevação da fosfatase alcalina, não é possível determinar um único tratamento. Para que os níveis reduzam, é precisar iniciar um procedimento médico em função da causa que provocou o aumento. Por isso é tão importante chegar ao diagnóstico correto durante os exames.

Medicamentos como anticoncepcionais orais, hipolipemiantes, anticoagulantes e antiepiléticos podem reduzir os níveis da fosfatase alcalina total.

Resultados entre 40 U/L e 150 U/L estão dentro da faixa normal. Resultados maiores que 150 U/L são considerados altos e precisam de acompanhamento médico pois podem indicar problema no fígado, nas vesícula biliar ou nos ossos, por exemplo.

O exame de fosfatase alcalina serve para estudar se há problemas ou alterações no funcionamento dos órgãos em que essa enzima está presente, como o fígado e os rins, por exemplo. Este exame não necessita de agendamento.

Resultados entre 40 U/L e 150 U/L estão dentro da faixa normal. Resultados maiores que 150 U/L são considerados altos e precisam de acompanhamento médico pois podem indicar problema no fígado, nas vesícula biliar ou nos ossos, por exemplo.

1-O marcador tumoral: alfa-fetoproteína: Uma substância que circula no sangue e que está aumentada em várias situações clínicas, mas também no sangue das pessoas que têm carcinoma hepatocelular. A alfa-fetoproteína é um exame de sangue que pode ser realizado num laboratório de análises clínicas.

Ao abordar as elevações das enzimas hepáticas, o médico deve desenvolver um diagnóstico diferencial de trabalho com base na história médica e social e exame físico. As causas mais comuns de elevação das enzimas hepáticas são toxicidade alcoólica, overdose de medicação e doença hepática gordurosa.