Onde fica a hérnia no saco?

Perguntado por: ravila . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 3 votos

A hérnia inguinal é aquela que ocorre na virilha, no local de passagem dos testículos de dentro do abdômen para fora dele. Ela passa a ser considerada uma hérnia inguino-escrotal quando o saco herniário se estende até a bolsa escrotal, o que é mais comum em pacientes com hérnias de longa data.

Os sintomas da hérnia escrotal são semelhantes ao da hérnia inguinal:

  1. Aparecimento de protuberância ou inchaço da região da virilha ou testículos;
  2. Dor ou desconforto na região ao carregar peso ou se levantar;
  3. Sensação de peso na região dos testículos ao caminhar.

Quando a hérnia é tão volumosa que o conteúdo atinge o escroto, denomina-se hérnia inguino escrotal. A hérnia não melhora nem desaparece espontaneamente. Não é perigosa por si só, mas pode causar complicações graves, com risco de vida.

A pessoa tem uma protuberância na virilha ou escroto, que pode ser indolor ou causar desconforto se aumentar de tamanho. A ultrassonografia pode ser usada para o diagnóstico. Uma cirurgia é realizada se a hérnia estiver presente em mulheres, causar sintomas em homens ou se tornarem estranguladas ou encarceradas.

Os principais sintomas de uma hérnia inguinal incluem: dor e inchaço na região da virilha. Outros sintomas podem incluir dor ao movimentar ou tocar a área afetada, sensação de peso ou pressão na virilha e dor ao tossir ou fazer força para evacuar, até complicações com risco à vida, como obstrução e isquemia intestinal.

A hérnia escrotal acontece devido a uma porção do intestino que passa pelos músculos do abdômen e causa um estufamento que atinge a região dos testículos. Dessa forma, ela pode ser considerada uma consequência da hérnia inguinal, cujo inchaço acomete a virilha.

Ele é muitas vezes confundido com o ligamento inguinal visto de dentro da cavidade abdominal.

A hérnia inguinal somente pode ser tratada através da cirurgia. Isso porque, por se tratar de um defeito estrutural, é desta forma ela consegue ser corrigida. Atualmente, a cirurgia pode ser feita de três formas. A Laparoscopia é um procedimento realizado mediante pequenas incisões.

O tratamento para hérnia de parede abdominal é cirúrgico. No entanto, em alguns casos ela pode regredir sozinha, como quando são pequenas ou em bebês. O procedimento cirúrgico é o único tratamento efetivo. Assim, é indicado mesmo em casos sem a manifestação de sintomas, a fim de evitar complicações e problemas futuros.

A Cirurgia Hérnia Inguinal, também conhecida como hernioplastia inguinal, é a melhor forma de tratamento, sendo indicada especialmente quando ela apresenta sintomas, a Cirurgia Hérnia Inguinal é realizada sob anestesia e dura cerca de 2 horas.

Há sintomas comuns que podem indicar que você está com uma hérnia inguinal, sendo os mais frequentes aqueles que estão relacionados ao desconforto na área da pélvis e da virilha e que podem se agravar com esforços físicos, como caminhadas mais intensas e carregar peso, e com a prática de atividades físicas, como ...

Normalmente, as pessoas referem-se à hérnia toda vez que sentem dor no baixo abdômen após levantarem algum peso. Na maioria dos casos, porém, não se trata de hérnia já que sua principal característica é a ocorrência de inchaço. Se perceber inchaço no abdômen, acompanhado ou não de dor, procure assistência médica.