Quem tem hérnia de hiato no estômago pode pegar peso?

Perguntado por: omesquita . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 20 votos

Caminhadas leves não devem causar prejuízo à hérnia. Sempre evite erguer peso.

Pacientes com hérnias pequenas, em geral, não têm qualquer restrição.

A hérnia de hiato é uma dilatação de uma parte do estômago pelo diafragma. A causa deste distúrbio normalmente não é conhecida, mas a idade, obesidade e tabagismo são fatores comuns.

e exercícios abdominais. As atividades físicas não têm relação direta com as atividades realizadas. , tênis e corrida geralmente podem ser realizadas, desde que não causem dor ou desconforto ao paciente.

Levantar peso não é indicado para quem está se recuperando da hernioplastia. No 1º mês, o paciente pode erguer no máximo 10 kg. Deve procurar erguer peso apenas após a retirada dos pontos, para evitar que eles se rompam. Entre o 2º e 3º mês após a realização da cirurgia, é possível levantar até 20 kg de peso.

Apesar de o exercício físico e levantamento de peso provocarem sintomas em pacientes que já têm hérnia da parede abdominal, a prática de atividades esportivas, quando realizadas de forma adequada e com a orientação de um educador físico, não causam hérnias em pacientes saudáveis.

É importante também que o portador de hérnia de hiato evite bebidas gasosas, que podem aumentar o desconforto. Depois de comer, é aconselhável não se deitar ou abaixar durante pelo menos uma hora, pois isso pode provocar refluxo. Recomenda-se também que se evite substâncias que relaxam o diafragma, como o álcool.

Vale destacar que, a recomendação desse tratamento, deve ser feita pelo médico especialista. Portanto, caso tenha sido essa a orientação, é importante segui-la. Isso porque, se não tratada, as hérnias podem aumentar de tamanho e trazer outras consequências além do refluxo.

Complicações e problemas da hérnia de hiato
Nestes casos mais graves, podem aparecer úlceras (Úlceras de Cameron) que apresentam sangramento lento e geram anemia por deficiência de ferro. Como a região afetada fica próxima a via respiratória, há risco de aspiração pulmonar.

Pacientes diagnosticados ou com suspeita da condição naturalmente se questionam se a hérnia de hiato pode matar. Apesar da gravidade que a doença pode atingir, é extremamente raro que ela seja fatal, especialmente se houver um acompanhamento médico apropriado.

A hérnia paraesofágica é a mais perigosa. A transição entre o esôfago e estômago permanece no lugar correto, mas o fundo do estômago se “espreme” através do hiato e se posiciona' ao lado do esôfago. Nessa localização, o estômago pode sofrer uma torção que prejudica o seu suprimento sanguíneo.

Também conhecida como hérnia do hiato esofágico, a hérnia de hiato é uma doença que pode causar fortes dores no corpo do paciente, principalmente na região de seu peito.

Para hérnias da parede abdominal – com exceção da hérnia de hiato – o tratamento é exclusivamente cirúrgico. Mas enquanto o paciente se prepara ou aguarda a liberação da cirurgia pelo plano de saúde ou pelo SUS, o ideal é que evite grandes esforços. Caminhadas leves não devem causar prejuízo à hérnia.

Reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados, frituras e gorduras; Dar preferência para uma alimentação rica em fibras; Evitar o café, tabaco e bebidas alcoólicas. Dormir com a cabeceira da cama mais elevada.