Como saber se o homem tem Gardnerella?

Perguntado por: lteixeira5 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 13 votos

No homem não causa nenhum sintoma. Apesar de não ser considerada uma infecção sexualmente transmissível (IST), ela pode tanto ser desencadeada durante o ato sexual, pelo contato com o pH elevado do sêmen, quanto ser transmitida durante o contato íntimo¹,².

Os sintomas incluem cheiro fétido, corrimento amarelado ou acinzentado, coceira ou sensação de queimação na vagina e dor durante contato íntimo, mas pode ser tratada facilmente com antibióticos(1-4).

Embora a proliferação seja rara em homens devido à composição do sêmen há casos diagnosticados que podem causar inflamação da glande e prepúcio, além de ser relacionada por alguns autores como causadora de uretrite e prostatite.

A vaginose provoca sintomas como corrimento vaginal de odor fétido, semelhante ao de um peixe podre, o qual pode apresentar um aspecto cremoso, fluido ou bolhoso e cor branco-acinzentado. Vale salientar que, na metade das mulheres que apresentam a bactéria Gardnerella vaginalsi, os sintomas não estão presentes.

Atualmente a Gardnerella pode ser identificada a partir da Análise Metagenômica do Microbioma Endometrial, um estudo conhecido como teste EMMA, que além do equilíbrio da flora bacteriana, também analisa bactérias patogênicas causadoras da endometrite crônica.

Apesar de não ser considerada uma infecção sexualmente transmissível (IST), ela pode tanto ser desencadeada durante o ato sexual, pelo contato com o pH elevado do sêmen, quanto ser transmitida durante o contato íntimo¹,².

O período de incubação pode variar entre 2 e 21 dias, e o uso da camisinha e a abstinência sexual são as formas de prevenção.

A Gardnerella vaginalis é uma bactéria que faz parte da flora normal, principalmente das mulheres sexualmente ativas.Ela encontra-se entre os grupos causadores das vaginoses bacterianas.

Introdução: A Gardnerella vaginalis facilita a infecção pelo papilomavírus humano (HPV).

Evitar o uso de produtos perfumados ou creme vaginal na vulva; Não utilizar sabonetes comuns. Optar por sabonetes íntimos. Se acostumar a dormir sem calcinha, para a vagina 'respirar'.