Quem tem hérnia de hiato pode perder peso?

Perguntado por: abelchior3 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 7 votos

O melhor tratamento para a doença do refluxo que é mais comum e pode ser consequência da hérnia de hiato é perder peso para o caso das pessoas que precisam emagrecer.

É normal ter a impressão de que o estômago diminuiu nos primeiros dias após a cirurgia, fazendo com que a perda de peso seja entre 3 a 7Kg em media; É normal ter a sensação de gases após a cirurgia, bem como a dificuldade para arrotar e vomitar; Dor no ombro é frequente e desaparece em poucas horas ou dias.

A hérnia de hiato pode gerar sintomas quando o conteúdo de dentro do estômago sobe em direção ao esôfago (refluxo gastroesofágico). As queixas mais comuns são: azia e queimação (sensação de amargor na boca), dor no peito, arrotos, sensação de estufamento, náuseas, soluços.

Os sintomas da hérnia de hiato são muito parecidos com aqueles causados pelo refluxo gastroesofágico. Sendo assim, pacientes com essa condição relatam incômodos como indigestão, azia e regurgitações. É válido ressaltar que a hérnia de hiato pode desencadear a doença do refluxo.

- Comer em menor quantidade às refeições e mais vezes ao dia; - Refeições com menos gorduras e temperos, evitar os picantes e comidas muito quentes; - Não se deitar a seguir às refeições; - Reduzir o café, bebidas alcoólicas e não fumar; - Evitar líquidos a seguir às refeições; - Não comprimir o abdómen, principalmente ...

A hérnia de hiato é uma dilatação de uma parte do estômago pelo diafragma. A causa deste distúrbio normalmente não é conhecida, mas a idade, obesidade e tabagismo são fatores comuns.

Pacientes com hérnias pequenas, em geral, não têm qualquer restrição. A aparecimento de dor é um sintoma que deve orientar o paciente a evitar aquele movimento/exercício. Siga sempre as recomendações do especialista que realizou a sua consulta e avaliação do seu caso de forma particular.

O desconforto causado pela hérnia de hiato, principalmente a dor e queimação causadas pela presença de ácido estomacal no esôfago, podem levar um paciente que ainda não sabe que tem a hérnia imaginar que está sofrendo de algo mais grave, até mesmo como se estivesse passando por um infarto.

O tratamento da hérnia de hiato é exclusivamente cirúrgico.
Apesar disso, também é possível controlar os sintomas incômodos com opções medicamentosas, principalmente aquelas que reduzem a acidez estomacal e a azia, aliviando os sintomas e as chances de complicações.

Vale destacar que, a recomendação desse tratamento, deve ser feita pelo médico especialista. Portanto, caso tenha sido essa a orientação, é importante segui-la. Isso porque, se não tratada, as hérnias podem aumentar de tamanho e trazer outras consequências além do refluxo.