Como a hiperplasia pode evoluir para um câncer de próstata?

Perguntado por: dmachado . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 4 votos

Conforme o organismo do homem envelhece, a glândula pode atingir o tamanho de uma bola de tênis. No entanto, a hiperplasia prostática benigna não tem chances de evoluir para um câncer de próstata e não representa uma predisposição para a doença.

A hiperplasia prostática, ou inflamação e o aumento da próstata, é um crescimento benigno (não sendo um câncer) do tamanho da próstata que atinge cerca de 25% dos homens na faixa dos 40 aos 49 anos.

A hiperplasia prostática benigna é o tumor não-canceroso (benigno) mais comum no homem. Felizmente, existem tratamentos eficientes para este problema urinário, inclusive tratamentos não-cirúrgicos. É importante ressaltar que o homem que sofre de HPB não tem predisposição a desenvolver câncer de próstata.

Apesar da Hiperplasia não significar um fator de risco para desenvolvimento do câncer de próstata, vale lembrar que é possível desenvolver as duas doenças ao mesmo tempo. Logo, homens acima de 50 anos devem realizar os exames preventivos anualmente, mesmo que não sintam nenhum sintoma.

A hiperplasia prostática benigna é uma condição em que há aumento do número de células (hiperplasia) da próstata, e é uma condição benigna, ou seja, não é uma neoplasia, por exemplo. Por outro lado, o câncer de próstata é uma neoplasia na próstata, uma doença maligna.

Quando tratada inicialmente, não apresenta riscos ao paciente. Porém, em estados mais avançados, pode ocasionar retenção ou incontinência urinária e, até mesmo, insuficiência renal. Pesquisas mostram que algumas condições podem ampliar as chances de surgimento da Hiperplasia Prostática.

Causas da hiperplasia de próstata
A causa exata não é conhecida, mas provavelmente envolve alterações causadas por hormônios, incluindo a testosterona e, principalmente, a di-hidrotestosterona. Outros fatores podem estar envolvidos, como idade, história familiar e alterações genéticas.

A simples proliferação das células de um tecido não as faz sofrer uma transformação maligna. À diferença da simples hiperplasia , o câncer é uma neoplasia (crescimento não controlado das células ).

Quais são as causas do câncer de próstata? As causas do câncer de próstata estão relacionadas com fatores genéticos, excesso de gordura corporal e o avanço da idade. Há também fatores ambientais que podem auxiliar no aparecimento da doença, como fumo e exposição a produtos químicos.

O que é a hiperplasia prostática benigna

  1. Urgência miccional (vontade forte e repentina de urinar)
  2. Redução da força do jato urinário.
  3. Precisar fazer força para urinar.
  4. Micção frequente.
  5. Vontade de urinar durante a noite.
  6. Sensação de que a bexiga não foi esvaziada completamente depois de urinar.

Após cirurgia de doença benigna da próstata (HPB) por obstrução prostática por qualquer técnica cirúrgica, o PSA deve cair abaixo de 2 ng/mL.

A hiperplasia corresponde a um aumento do número de células em um órgão ou tecido, podendo resultar na formação de uma neoplasia benigna ou ainda no aumento do tamanho desse órgão. Em outros casos, a hiperplasia pode ser vista apenas no microscópio.

As pesquisas realizadas pelo grupo pioneiro da USP mostram que entre 15% e 20% dos pacientes podem voltar a ter sintomas urinários no período de 4 a 5 anos.

Exercícios de Kegel: os exercícios de Kegel podem ajudar a fortalecer os músculos do assoalho pélvico, o que pode melhorar os sintomas da HPB. Dieta saudável: manter uma dieta saudável pode ajudar a reduzir os sintomas da HPB.

Pode levar a alterações da função da bexiga e dos rins, com consequências graves como a formação de pedras na bexiga, infecções urinárias ou aparecimento de sangue na urina e mesmo, em casos mais extremos, a insuficiência renal e a retenção urinária (com necessidade do doente ser algaliado).

É a chamada Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), ou simplesmente próstata aumentada. Ela pode passar dos 20 gramas para até 120 gramas, nos casos mais graves.