Quando devo me preocupar com a hérnia inguinal?

Perguntado por: arosa . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 13 votos

Em relação aos sinais e sintomas de hérnia inguinal estrangulada podemos referir: náuseas, vómitos, febre, pulso rápido, dor intensa na hérnia, que se torna muito dura, vermelha escura ou roxa. Em caso de estrangulamento, a intervenção médica urgente é obrigatória!

A cirurgia de hérnia inguinal é indicada para todos os pacientes nos quais a hérnia é diagnosticada. A resolução do problema é feita apenas com a cirurgia, e se não existem contraindicações, paciente e médico podem marcar uma data para realizar o procedimento.

Toda hérnia inguinal, mesmo que assintomática , deve ser tratada. Em um prazo não muito longo, até 10 anos, a maior parte dos pacientes com hérnia inguinal terá complicações.

Sintomas da hérnia inguinal
Os principais sintomas são: náusea, vômito, febre, dor abrupta e progressiva, mudança de tonalidade na hérnia e/ou parada de funcionamento do intestino. Caso você tenha diagnóstico de hérnia inguinal e apresente algum desses sintomas, é essencial buscar ajuda médica de forma imediata.

A cirurgia da hérnia inguinal era classicamente feita através da técnica aberta. Se trata de um corte no local de aproximadamente 6 ou 7 cm em que se coloca o conteúdo da hérnia para dentro do abdome e é fixada uma tela pela frente do musculo para evitar que ela volte a se formar.

As complicações da hérnia inguinal podem matar, se não tratadas adequadamente e no tempo correto! O diagnóstico precoce é essencial. Hérnia inguinal pode matar, se não tratada adequadamente quando os primeiros sintomas já aparecem.

Não é perigosa por si só, mas pode causar complicações graves, com risco de vida. O diagnóstico de hérnia inguinal é geralmente simples e faz-se pelo exame da parede abdominal, onde é possível identificar uma tumefação que aumenta com o esforço ou a tosse.

No caso da hérnia encarcerada ou estrangulada (estágio grave), os sintomas mais frequentes são: Dor intensa na região da hérnia; Inchaço na região inguinal; Endurecimento da protuberância com ou sem vermelhidão local.

A hérnia inguinal somente pode ser tratada através da cirurgia. Isso porque, por se tratar de um defeito estrutural, é desta forma ela consegue ser corrigida.

mais de 10 cm no sentido laterolateral (medida do afastamento dos músculos reto abdominais). Na maioria dos casos as hérnias “grandes” ocorrem após cirurgias prévias – são hérnias incisionais.

Hérnia femoral
Por se manifestar na junção da coxa, este tipo de hérnia costuma ser confundido com a hérnia inguinal. Esta modalidade, porém, acomete geralmente as mulheres, sendo um caso raro de hérnia.

Possíveis complicações da cirurgia de hérnia na virilha

  • Hematomas;
  • Seromas;
  • Dor;
  • Recorrência ou recidiva da hérnia.

O tratamento para hérnia de parede abdominal é cirúrgico. No entanto, em alguns casos ela pode regredir sozinha, como quando são pequenas ou em bebês. O procedimento cirúrgico é o único tratamento efetivo. Assim, é indicado mesmo em casos sem a manifestação de sintomas, a fim de evitar complicações e problemas futuros.

Em casos leves, o tratamento pode ser feito com mudanças na dieta, estilo de vida e acompanhamento médico. No entanto, em casos mais graves, pode ser necessário realizar uma cirurgia para reparar a hérnia e prevenir complicações graves, como obstrução intestinal ou estrangulamento do tecido herniado.

Confira, a seguir, algumas dicas e cuidados para evitar hérnias abdominais.

  1. Manter o peso em dia. ...
  2. Consumir bons alimentos. ...
  3. Evitar levantamento de peso excessivo. ...
  4. Não fumar. ...
  5. Praticar exercícios com acompanhamento. ...
  6. Realizar a correção postural.