Qual o tipo de ultrassom para ver hérnia inguinal?

Perguntado por: umartins4 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 19 votos

O exame de ultrassonografia para avaliação da região inguinal utiliza um transdutor linear de alta frequência e inicia-se com o paciente em decúbito dorsal, a região inguinal e a força ilíaca direita ou esquerda exposta.

Nesses casos, a ultrassonografia da virilha pode ser particularmente útil se houver confusão quanto à localização da hérnia.

A ultrassonografia da parede abdominal é o método de escolha para o estudo inicial das hérnias. O paciente deverá ser examinado deitado e em pé; em repouso e fazendo manobras de esforço.

É um exame da superfície, realizado com transdutor diferente daquele utilizado no ultrassom de abdome total, que enxerga o conteúdo profundo do abdome, sendo, portanto, um exame a parte, que não faz parte das estruturas analisadas no abdome total.

Hérnia femoral
Por se manifestar na junção da coxa, este tipo de hérnia costuma ser confundido com a hérnia inguinal. Esta modalidade, porém, acomete geralmente as mulheres, sendo um caso raro de hérnia.

Os principais sintomas de uma hérnia inguinal incluem: dor e inchaço na região da virilha. Outros sintomas podem incluir dor ao movimentar ou tocar a área afetada, sensação de peso ou pressão na virilha e dor ao tossir ou fazer força para evacuar, até complicações com risco à vida, como obstrução e isquemia intestinal.

Entretanto, quando o exame de hérnia inguinal por meio do ultrassom se mostra inconclusivo, ou seja, não foi possível confirmar o diagnóstico, é necessário a realização da tomografia ou da ressonância para confirmação da patologia.

Além disso, a hérnia inguinal não tratada também pode causar obstrução intestinal, que ocorre quando a hérnia comprime o intestino, bloqueando o fluxo normal dos alimentos. Isso pode levar a sintomas como dor abdominal intensa, náuseas, vômitos e distensão abdominal.

A hérnia não melhora nem desaparece espontaneamente. Não é perigosa por si só, mas pode causar complicações graves, com risco de vida. O diagnóstico de hérnia inguinal é geralmente simples e faz-se pelo exame da parede abdominal, onde é possível identificar uma tumefação que aumenta com o esforço ou a tosse.

Nessas situações são solicitadas a ecografia, tomografia ou ressonância de abdome. A hérnia é identificada pela presença de um abaulamento (bolinha) em algum ponto do abdome, que se intensifica com a prática de exercícios físicos e reduz com o repouso.

R$ 200,00*