Qual melhor tratamento para hiperplasia endometrial?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 15 votos

Conclusões: o tratamento das hiperplasias de endométrio com acetato de medroxiprogesterona e/ou acetato de megestrol, representa uma alternativa satisfatória para mulheres que desejam preservar o útero ou que tenham risco cirúrgico elevado.

Caracterizado pelo espessamento da camada interna do útero (endométrio) que resulta em hemorragia. É uma patologia não maligna que pode vir a aumentar o risco de câncer endometrial, regida pelo desequilíbrio nos níveis de hormônios estrogênio e progesterona.

Nesse procedimento, o médico insere uma sonda pelo colo do útero, em seguida, usando sucção, uma pequena quantidade do tecido do endométrio é removida. Essa aspiração leva cerca de um minuto ou menos. O procedimento é realizado com anestésico local.

A hiperplasia prostática benigna (HPB) é um aumento não canceroso (benigno) da glândula prostática, que pode dificultar a micção. A glândula da próstata aumenta conforme o homem envelhece. Os homens podem ter dificuldade em urinar e ter a sensação de que precisam urinar mais vezes e com mais urgência.

CONCLUSÃO: As causas mais freqüentes de espessamento endometrial na pós-menopausa são condições benignas; neoplasias malignas também são causas de espessamento endometrial, embora menos comuns, e devem ser suspeitadas principalmente em casos de SUA.

A hiperplasia endometrial, também chamada de espessamento endometrial, é considerada um fator de risco importante para o câncer de endométrio, que é um tipo de câncer ginecológico comum em mulheres após a menopausa.

Na menopausa, o endométrio deve ter espessura menor que 5mm. Já nas mulheres que fazem reposição hormonal, a espessura do endométrio pode atingir até 8mm. Quando são identificados no ultrassom valores acima destes limites, é diagnosticado o espessamento endometrial.

Geralmente a biópsia do endométrio é requerida pelo médico para verificar a causa de algum sangramento anormal ou parte de uma investigação para entender porque a mulher está apresentando dificuldades para engravidar naturalmente ou não tem conseguido engravidar com reprodução assistida (falha de implantação e/ou ...

Esse valor varia de acordo com o hospital e pode ser desde R$6 mil a R$12 mil.

Diferente de outros tipos de câncer, que na fase inicial são assintomáticos, o câncer de endométrio tem como principal sinal de alerta, o sangramento vaginal pós-menopausa, o qual ocorre, geralmente, na fase inicial da doença.