Qual é a diferença entre fubá e farinha de milho?

Perguntado por: emata5 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 17 votos

Fubá é farinha de milho? De acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), farinha de milho e fubá são a mesma coisa: trata-se do produto obtido a partir da moagem do grão de milho.

A farinha de milho tradicional flocada é hidratada e triturada antes de ser torrada. A partir disso, o resultado são flocos secos e espessos, chamados de biju; já o fubá é degerminado e moído, o que faz com que seus flocos sejam mais finos e absorvam água com mais facilidade.

Quando vendidos em pacotes ou tubos no supermercado, o fubá pode ser apenas como a farinha de milho. Na verdade, ele é um alimento feito de farinha de milho. A parte tradicional da cozinha italiana, a polenta é feita através da mistura grossa de farinha de milho amarela com água e fervida com uma pitada de sal.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) classifica a farinha de milho e o fubá como a mesma coisa, porém, os dois têm moagem de grãos diferentes. Para a produção da farinha de milho tradicional, os grãos são hidratados, triturados e torrados, enquanto o fubá é degerminado e moído em grãos bem menores.

O flocão tem definição própria
Enquanto o fubá e a farinha de milho são considerados a mesma coisa pela Anvisa, esse órgão atribui uma definição exclusiva para a farinha de milho flocada, também chamada de flocos de milho pré-cozidos.

A farinha de milho é sem glúten, mas isso não significa que não contenha muitas outras propriedades. Alguns deles poderiam ser minerais tais como fósforo ou ferro, hidratos de carbono, e vitaminas A, B e E. É também rica em fibras, o que significa que é muito boa para uma dieta variada e equilibrada.

  • Sêmola.
  • Aveia moída.
  • Farinha de trigo.
  • Farinha de arroz.
  • Linhaça moída.

Os resultados demonstram que a farinha de pupunha pode substituir completamente o fubá de milho nas dietas para estes alevinos, sem afetar seu desempenho e composição corporal.

A única diferença é que o primeiro é mais espesso e o segundo mais fino (e, portanto, absorve mais água na hora do cozimento). O flocão, por outro lado, passa por um processo de fabricação distinto. Nele, os grãos de milho precisam passar por uma etapa chamada degerminação.

Você pode substituir a farinha de milho por farinha de mandioca.

Arroz, Batata, Tapioca ou Amido Kuzu
Ao procurar a alternativa perfeita para a farinha de milho, você não pode dar errado com amidos. Se você tem arroz, batata, kuzu ou até mesmo fécula de tapioca por aí, você pode usar no lugar da farinha de milho.

O flocão de milho é um ingrediente muito utilizado em receitas típicas do Nordeste brasileiro, como o cuscuz, e vários tipos de farofas e bolo. Contudo, ele também pode ser utilizado no lugar no fubá para o preparo de uma receita de polenta diferente e deliciosa.