Qual bactéria tem no iogurte natural?

Perguntado por: laragao . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 5 votos

Lactobacillus bulgaricus

O iogurte convencional é um leite fermentado produzido pela adição de Lactobacillus bulgaricus e do Streptococcus thermophilus ao leite. Essas bactérias têm pouca resistência ao ácido gástrico e a bile.

Lactobacillus bulgaricus

O iogurte natural origina-se da ação de três tipos de bactérias importantes para nossa saúde: o Lactobacillus bulgaricus, que transforma o sabor doce do líquido em ácido; o Streptococcus acidophilus, que atua sobre a lactose, transformando-a em ácido láctico; e o Streptococcus termophilus, que faz o iogurte ficar ...

A transformação, do leite em iogurte, deve-se a um processo de fermentação, mediado principalmente por dois tipos de bactérias: Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus thermophilus.

O verdadeiro iogurte natural costuma possuir mais probióticos e menos aditivos químicos, além de ser rico em nutrientes como proteínas, vitaminas do complexo B e minerais. Ele é feito, basicamente, de dois ingredientes: leite e fermento lácteo.

Dica: se está escrito que o alimento é "sabor iogurte" ou "tipo iogurte", então ele não é! Normalmente os produtos com adição de bactérias divulgam quais são elas no rótulo. Observe com atenção se essas bactérias são lactobacilos ou bifidobactérias, já que outros tipos podem não sobreviver até a chegada ao estômago.

Alimentos como iogurtes naturais podem ajudar o organismo contra a presença do H. pylori.

Bifidobacterium animalis

O tipo de probiótico utilizado em toda a linha Activia é exclusivo, chamado de Bifidobacterium animalis CNCM I-2494. Atualmente na categoria, somente os probióticos vivos presentes na linha Activia possuem aprovação de seus benefícios perante a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Activia

Procure aqueles com lactobacilos e bifidobactérias na composição²٠³. Activia, da Danone, por exemplo, é uma marca que possui probióticos vivos em todo o seu portfólio e, além disso, foi a marca pioneira da categoria a possuir os benefícios dos seus probióticos vivos comprovados pela Anvisa.

Para que ocorra a fermentação do leite é necessário um ingrediente “vivo” que chamamos de fermento lático. O fermento lático nada mais é que bactérias originais do leite.

Lactobacillus bulgaricus contribui para a digestão, intolerância à lactose, redução do colesterol, controle de infecções intestinais e melhora o sistema imune. É um microorganismo que ajuda a deter o crescimento descontrolado de leveduras (Candida sp.)

O iogurte natural desnatado pode ser consumido puro ou adoçado com mel de abelha ou melado de cana, combinado com frutas frescas ou secas, geleia de frutas, cereais, no café da manhã ou em qualquer momento do dia.

Pode comer iogurte natural todos os dias? Se você não tem nenhuma contra-indicação ao consumo do iogurte natural, como intolerância ou alergia, não há problema em consumi-lo todos os dias.

Se você está procurando uma opção mais saudável, escolha iogurte com baixo teor de gordura ou sem gordura. No entanto, se você não está preocupado com a ingestão de calorias e gordura, o iogurte integral pode ser uma opção mais saborosa e nutritiva.

O Lactobacillus casei Shirota, ao ser ingerido, consegue sobreviver à acidez do estômago, chegar. vivo e em grande quantidade ao intestino, favorecendo. o crescimento de bactérias benéficas.

Para agilizar o trânsito intestinal, pode ser vantajoso optar pelo iogurte de quefir (feito a partir de leite fermentado como a famosa “flor de iogurte” ou “cogumelo tibetano”) ou dar prioridade a iogurtes bifidus, com baixo teor de açúcar e gordura, reconhece.

As melhores marcas de iogurte natural

  • PRIMEIRO LUGAR - DANONE.
  • SEGUNDO LUGAR - LEITÍSSIMO.
  • TERCEIRO LUGAR - ATILATTE.