Qual a bactéria do iogurte natural?

Perguntado por: earaujo . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 13 votos

O iogurte é produzido a partir da ação de uma cultura mista dos microorganismos Lactobacillus bulgaricus e do Streptococcus thermophilus.

Uma delas é a fabricação de iogurtes através de lactobacilos, que realizam o processo de fermentação. As bactérias são classificadas de acordo com a sua forma, sendo chamadas de bacilo (formato de bastão), coco (forma esférica), espirilo (forma espiralada), vibrião (forma de vírgula), entre outras.

O kefir ou “bichinho do iogurte” é a bebida fermentada produzida a partir dos grãos de kefir, também conhecidos como cogumelos tibetanos ou plantas de iogurte. O termo deriva do turco keif, que significa “bem-estar” ou “bem viver”.

Activia

Procure aqueles com lactobacilos e bifidobactérias na composição²٠³. Activia, da Danone, por exemplo, é uma marca que possui probióticos vivos em todo o seu portfólio e, além disso, foi a marca pioneira da categoria a possuir os benefícios dos seus probióticos vivos comprovados pela Anvisa.

O iogurte é um alimento produzido pela fermentação do leite, geralmente de vaca, com o emprego de bactérias lácticas (fermentos lácticos) específicos.

Iogurte é basicamente um leite fermentado através de uma colônia de bactérias (normalmente Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus thermophilus). Essas bactérias consomem a lactose do leite gerando ácido lático, que dá o gosto levemente azedo ao iogurte.

Para que ocorra a fermentação do leite é necessário um ingrediente “vivo” que chamamos de fermento lático. O fermento lático nada mais é que bactérias originais do leite.

Eis as bactérias que vão deixar seu organismo funcionando lindamente! Ainda que seja milenar, o kefir virou moda na década de 1980, quando era popularmente chamado de “bichinho do iogurte”. De um ano pra cá, porém, essa bebida probiótica voltou com tudo pra encher nosso organismo de bactérias boas!

Modo de preparo:

  1. Coloque três colheres de sopa de grãos de kefir em uma tigela de vidro e adicione um litro de leite;
  2. Cubra com um pano e deixe repousar em temperatura ambiente por 24 horas até fermentar;
  3. Passado esse tempo, misture o kefir. ...
  4. Coe. ...
  5. Coloque os grãos em um recipiente de vidro para reutilizá-los.

Para fazer o kefir de leite, os grãos são colocados em recipientes de vidro. Ele é tampado e deixado em temperatura ambiente por no mínimo 24 horas. Esse processo permite que as bactérias e o fermento fermentam a lactose em ácido láctico, ativando a proliferação e o crescimento das bactérias.

A primeira é verificar se os probióticos contém “culturas ativas vivas”. A maioria dos iogurtes não contém pois foram pasteurizados e a alta temperatura acaba matando as bactérias após a fermentação. Por exemplo, leites fermentados podem declarar especificalmente algo como “contém lactobacillus vivos”.

Para agilizar o trânsito intestinal, pode ser vantajoso optar pelo iogurte de quefir (feito a partir de leite fermentado como a famosa “flor de iogurte” ou “cogumelo tibetano”) ou dar prioridade a iogurtes bifidus, com baixo teor de açúcar e gordura, reconhece.

Lactobacillus bulgaricus

O iogurte natural origina-se da ação de três tipos de bactérias importantes para nossa saúde: o Lactobacillus bulgaricus, que transforma o sabor doce do líquido em ácido; o Streptococcus acidophilus, que atua sobre a lactose, transformando-a em ácido láctico; e o Streptococcus termophilus, que faz o iogurte ficar ...