É possível moer carne no liquidificador?

Perguntado por: ldamasio . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 2 votos

liquidificador. é só e colocando no liquidificador. a tampa o impacto segura e liquidificador e olha como ele vai batendo bem rápido é muito rápido e triturou a carne desligue o liquidificador e já vai estar pronto nossa carne moída.

O processador não vai moer a carne, mas vai garantir que ela esteja picada em pedaços tão pequenos, que você vai conseguir preparar uma grande variedade de receitas, como almôndega, hambúrguer e quibe. Mas, cuidado se deixar a carne muito tempo no processador ela pode virar um patê!

A técnica consiste em moer a carne com a ponta da faca, geralmente utilizando-se duas facas mais pesadas e afiadas, batendo na carne com golpes que a cortam em vários pedaços. Para deixar ela em pedaços menores, é só continuar batendo com a lâmina das facas.

Carnes baratas para quem quer economizar!
Opções bem mais baratas, que não trazem os melhores resultados, mas que ficam próximas são o acém ou braço.

Uma carne perfeita pra ser moída, justamente por ser bem magra, é o patinho, que depois da moedura apresenta aquela cor vermelha super vistosa. Outras boas opções para preparar sua carne moída refogada são o coxão duro, o lagarto e o coxão mole.

Acém. O acém é considerado uma carne de segunda, relativamente magra. Na culinária, é usada em refogados, assados e cozidos. Também é utilizada como carne moída e como bifes.

A técnica de moer carne manualmente é simples: com uma faca em cada mão, pique a carne em movimentos (golpes) ritmados até que ela atinja o ponto desejado. O resultado final não é a carne moída que conhecemos, na verdade é uma carne cortada em pedacinhos bem pequenos. Você pode usar duas facas de chef.

Sobre as condições da carne moída, o produto deverá sair do equipamento de moagem com temperatura nunca superior a 7°C e deve ser submetido imediatamente ao resfriamento, ou ao congelamento rápido. Aproveite o momento e leia também: Conheça qual a melhor carne para moer no seu açougue!

Para moer carne de frango em casa, basta comprar peito, coxa ou sobrecoxa desossados. Estes são os melhores cortes para se fazer hambúrgueres ou almôndegas de frango caseiros. Primeiramente, lave os pedaços com água corrente. Se preferir deixe-os de molho em água com vinagre de maçã.

acém

Uma das carnes de segunda mais conhecidas, o acém costuma ser muito vendido nos açougues moído, mas ele também faz bonito na grelha da churrasqueira.

A capa de filé é um corte bovino que fica acima do filé ou até mesmo entre as costelas, e é considerada carne de segunda por conter uma textura extremamente desigual e ser cheia de nervos.

Almôndega e polpetone
Acém é o corte de carne ideal para os dois pratos. Localizado na parte dianteira do boi, contém teor de gordura suficiente para garantir a umidade e suculência sem excessos.

Já a carne de segunda é oriunda da parte dianteira, a mais usada pelo animal ao se movimentar, logo, são mais rígidas, menos macias e possuem mais gorduras, colágeno e nervos. Carne de segunda Reúne cortes como acém, capa de filé, chuleta, costela, coxão duro, fraldinha, músculo dianteiro e paleta.

Em relação à carne de segunda, a diferença mais facilmente detectada é na quantidade de gordura e de nervo. Enquanto na categoria de “carne de primeira” estão cortes mais nobres como filé mignon, picanha, alcatra, contrafilé e maminha, são consideradas “carnes de segunda” tipos como fraldinha, acém, paleta e costela.

– Aquele truque de pedir para o açougueiro moer a carne duas vezes tem fundamento, dependendo da receita que você vai preparar. “Isso deixa a carne mais uniforme, sem tantos nervos”, explica Bruno. Moer uma vez só : para molhos, moer uma vez só já é suficiente.

O processador é mais lento, porém mais forte e tem lâminas mais compridas e que jogam os alimentos em direção às laterais do seu recipiente. Por isso, o liquidificador é mais indicado para preparos mais líquidos e o processador para aqueles mais pastosos, como grão de bico e até mesmo carnes.