Qual a diferença entre hambúrguer caseiro e artesanal?

Perguntado por: aalegria4 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 13 votos

Produtos caseiros são aqueles confeccionados em casa, sem aparelhos sofisticados e em pequena escala. Os artesanais são similares a eles por prezarem pela qualidade dos ingredientes e por não serem produzidos com o auxílio de grandes máquinas.

De maneira geral, o hambúrguer artesanal pode ser definido também como um hambúrguer caseiro, já que é preciso escolher o corte de carne que será usado, moer, adicionar os temperos, moldar e fritar.

A diferença do hambúrguer gourmet para o artesanal, é que no primeiro caso são usados ingredientes especiais e de qualidade. Já o artesanal, os ingredientes são preparados manualmente, independente dos produtos serem nobres.

Como o próprio nome sugere, o hambúrguer artesanal nada mais é que aquele feito manualmente. O hambúrguer gourmet, por sua vez, é um item de alta gastronomia, com modo de preparo diferenciado e especial atenção à qualidade e procedência de cada ingrediente.

Para dar liga, nada de ovo. A própria gordura da carne faz esse papel. Ao modelar o hambúrguer, primeiro faça um bolinho e jogue de uma mão para outra, como uma bola de baseball. Com o impacto, parte do ar sai, parte do ar entra, deixando a massa aerada e suculenta.

Um bom pão, corretamente escolhido e selado, um bom blend de carnes e um queijo que combine com a carne”, define. Ele também considera importante o lanche não ser exagerado no tamanho.

Nada mais é que um hambúrguer feito de forma manual, que foge dos modelos de produção da indústria e, muitas vezes, mais personalizado.

Além do sabor, a gordura é muito responsável pela suculência do hambúrguer. Se tiver muita gordura no hambúrguer, mais de 20%, ele vai encolher quando submetido ao calor. E o que parecia ser um hamburgão, se tornará um hamburguinho bem pequeno e pode até se desmanchar.

Picanha, filé mignon, fraldinha e coxão duro estão no topo da lista de melhores cortes de carne para hambúrguer. A alcatra, o peito de boi e a costela terminam nossa lista de melhores opções, porém, é preciso ter cuidado com esses cortes em especial, isso porque o percentual de gordura dessas peças é bem alto.

Patinho. O patinho é uma das carnes mais escolhidas para preparar hambúrguer artesanal, sendo uma ótima alternativa para quem deseja um corte magro, com pouca gordura e fibras macias. Porém, o recomendado é harmonizar a peça com alguma carne gorda para ter mais sabor, mesmo que queira preparar um lanche mais light.

4 tipos de hambúrguer artesanal para investir

  1. Comum. Utilizando cortes como fraldinha, maminha, picanha ou acém, nesta opção de sanduíche, a carne escolhida é moída e temperada de acordo com a preferência do cozinheiro. ...
  2. Com bacon. ...
  3. Artesanal fitness. ...
  4. Artesanal low carb.

O blend consiste na mistura equilibrada de carnes moídas e gorduras que resultarão no seu hambúrguer. Lembre-se que um bom hambúrguer remete a um bife, e por isso, deve ser suculento e ter textura firme, oferecendo certa resistência. Diferentes tipos de carne resultarão em diferenças de sabor e textura.

Você sabe a diferença entre hambúrguer industrializado e artesanal? O hambúrguer industrializado não precisa de muitas explicações: vem de processos totalmente artificiais que não trazem segurança alguma à sua alimentação, que injetam grandes quantidades de sódio, aromatizantes e conservantes.

Use uma chapa reta e bem quente para fritar
O processo é simples, mas exige técnica para que o hambúrguer não desmanche. “Antes de colocar na chapa ou frigideira, deixe esquentar bem. Dessa forma, a carne vai selar mais rápido e não vai grudar ou desmanchar”, indica o professor.

Opte por carnes de qualidade
Vinícius ainda levanta dois outros pontos: "O melhor é moer a carne apenas uma vez, para o hambúrguer ficar mais saboroso. Quando se mói duas vezes, ele fica muito compactado. Também é preciso considerar a quantidade de gordura.

ao ponto: o hambúrguer está com o miolo bem rosado, mas neste ponto não há carne crua, apenas vermelha. A textura já é diferente da carne crua, ficando um pouco mais firme. ao ponto para bem passado: o hambúrguer quase não tem mais parte rosada ao centro e está com a textura mais firme e sem quase sangue.