Qual a mínima de açúcar que uma preparação deve ter para ser considerada geleia?

Perguntado por: idias . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 20 votos

A geléia comum é preparada na proporção de 40 partes de frutas frescas, ou seu equivalente, para 60 partes de açúcar. A geléia caracterizada como extra, utiliza a proporção de 50 partes de frutas frescas, ou seja, equivalentes, para 50 partes de açúcar.

Receitas antigas pediam praticamente a mesma quantidade de fruta e de açúcar. “Mas eu tento fazer uma proporção de 30% a 40% de açúcar em relação ao peso da fruta”, diz Adriana. Ou seja, para um 1 quilo de fruta, 300, 400 gramas de açúcar.

Geleia, segundo a legislação brasileira, é um produto obtido pela concentração da polpa ou suco de fruta com quantidades adequadas de açúcar, pectina e ácido, até a concentração suficiente para que ocorra a geleificação durante o resfriamento.

A geléia está pronta quando escorrer em forma de flocos ou lâminas. Este é o método mais indicado para determinar o ponto final de cocção. A determinaçao é feita através do refratômetro, sendo que o teor de sólidos solúveis no ponto final deve estar ao redor de 68%.

A quantidade de pectina depende muito da qualidade da pectina. Geralmente 1% é suficiente para produzir uma geléia firme. A adição de açúcar afeta o equilíbrio pectina/água, desestabilizando conglomerados de pectina e formando uma rede de fibras, que compõe o gel, cuja estrutura é capaz de suportar líquidos.

de 60 a 65%

O nível brix da geléia deve ser de 60 a 65%.

Além de ser conservante, o açúcar dá forma, maciez e rendimento à geleia. O mais utilizado é o de sacarose de cana. Quando a sacarose é colocada em meio ácido, ela se transforma em glicose e frutose. Isso evita a cristalização da geleia.

Os elementos bási- cos para a elaboração de uma geleia são: fruta, pectina, ácido, açúcar e água.

Resumindo Geléia é Fruta+Água+Açúcar e Doce é Fruta+Açúcar+Ingredientes para dar cor sabor e. textura.

Sendo assim, as geleias artesanais são feitas com produtos naturais, evitando a adoção de elementos que possam tornar o sabor do item mais industrializado ou comprometer a qualidade para a realização de uma produção em larga escala.

A pectina é um gelificante essencial para fazer geleias – é ela que dá consistência.

Durante a cocção das frutas pode surgir na superfície uma ​espuma​, a qual deve ser retirada com o uso de uma escumadeira. Essa espuma contém pequenas quantidades de proteínas e compostos fenólicos das frutas e pode conferir sabor amargo a geleia.

A pectina é uma substância contida em determinadas frutas, a qual, na presença de certa acidez e teor de açúcar, propicia à geleia a sua característica gelatinosa. Pode-se dizer, então, que a pectina é a “alma” das geleias. Sem pectina, a geleia não dá ponto, ou fica mole ou fica puxa-puxa.

Considere aumentar a quantidade de receita
Por exemplo, se você está preparando uma geleia de frutas vermelhas e perdeu a mão no açúcar, colocar mais frutas e água pode ajudar a solucionar o problema.

A geleia é obtida pelo cozimento, em água, de frutas inteiras ou em pedaços, obtendo-se um suco por meio da filtração. Ao suco filtrado adiciona-se açúcar e deixa-se concentrar até que alcance uma consistência gelatinosa.