O que é a Sinerese na geleia?

Perguntado por: lbarreto . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 10 votos

A liberação da fase líquida das geleias, conhecida como sinérese, é um dos principais problemas que ocorre durante o armazenamento do produto, que contribui para depreciar sua aparência (Figura 1).

A sinerese é verificada nos doces em barra que, pouco depois de preparados, ficam untuosos ao tato, e, com o tempo, eliminam superficialmente um líquido xaroposo, pardacento, dando ao produto mau aspecto, sendo prenúncio de alterações de caráter biológico.

A pectina é um gelificante essencial para fazer geleias – é ela que dá consistência.

Pois além de garantir brilho, a pectina também é a substância que ajuda as geleias de frutas a alcançarem a textura adequada e também permite que alguns pedaços de frutas estejam presentes no meio da geléia.

Portanto, três são os componentes indispensáveis para uma geleia convencional: a pectina, o ácido e o açúcar, além obviamente da fruta, que pode ser in natura ou congelada, ou ainda suco e/ou polpa (VENDRUSCOLO; MOREIRA; VENDRUSCOLO, 2009).

A sinérese é um defeito comum em produtos lácteos, caracterizada pela liberação e separação do soro devido à instabilidade da rede de gel, resultando na perda da habilidade de reter a fase aquosa.

Para remover o excesso de acidez, você pode adicionar um pouco de suco de limão. O suco de limão é uma das alternativas.

Você sabe porque a geleia precisa da acidez do limão? O limão é um antioxidante poderoso, logo, previne em parte o envelhecimento da geleia. Ainda mais importante do que isso, o limão é indispensável para promover a gelificação quando a fruta tem pouca acidez.

Durante a cocção das frutas pode surgir na superfície uma ​espuma​, a qual deve ser retirada com o uso de uma escumadeira. Essa espuma contém pequenas quantidades de proteínas e compostos fenólicos das frutas e pode conferir sabor amargo a geleia.

A geleia de maçã e pimenta dedo-de-moça é feita com maçã como base, pois essa fruta é abundante em pectina (composto que tem por finalidade formar um gel estável e consistente).

A utilização do ácido cítrico em doces e geléias
No caso das geleias, por exemplo, o ácido cítrico pode ser inserido para ajudar no processo de geleificação, ou seja, ele ajuda a dar a consistência adequada. Já no caso da fabricação de doces, o ácido cítrico ajuda a regular o açúcar e a realçar o sabor “doce”.

A quantidade de pectina a ser acrescentada na fabricação de geleias está relacionada com a quantidade de açúcar adicionado e com o teor de pectina presente na própria fruta ou suco. Normalmente, essa quantidade é calculada em 0,5% a 1,5% de pectina em relação à quantidade de açúcar usado na formulação.

A importância da pectina na tecnologia e no processamento de alimentos está associada à sua função de conferir firmeza, retenção de sabor e aroma, bem como ao seu papel como hidrocolóide na dispersão e estabilização de diversas emulsões [5].