Qual a função do açúcar na geleia?

Perguntado por: daraujo2 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 5 votos

Além de ser conservante, o açúcar dá forma, maciez e rendimento à geleia. O mais utilizado é o de sacarose de cana. Quando a sacarose é colocada em meio ácido, ela se transforma em glicose e frutose. Isso evita a cristalização da geleia.

Algumas frutas são mais ricas em pectina, o polissacarídeo que, em contato com ácido (o suco de limão de que falaremos a seguir) e açúcar, ajuda a dar a consistência de gel à sua geleia.

A função da glicose seria a de dar mais brilho à geleia, evitar cristalização e reduzir a doçura das geleias, melhorando a qualidade do produto final. Essa substância está presente na natureza, fazendo parte dos tecidos das plantas.

Uma dica é usar amido de milho, que é um agente espessante, derivado de milho, ele pode ser um substituto de pectina. Ao combinar amido com açúcar, a geleia irá engrossar enquanto for cozinhando.

A quantidade de pectina depende muito da qualidade da pectina. Geralmente 1% é suficiente para produzir uma geléia firme. A adição de açúcar afeta o equilíbrio pectina/água, desestabilizando conglomerados de pectina e formando uma rede de fibras, que compõe o gel, cuja estrutura é capaz de suportar líquidos.

Você sabe porque a geleia precisa da acidez do limão? O limão é um antioxidante poderoso, logo, previne em parte o envelhecimento da geleia. Ainda mais importante do que isso, o limão é indispensável para promover a gelificação quando a fruta tem pouca acidez.

Receitas antigas pediam praticamente a mesma quantidade de fruta e de açúcar. “Mas eu tento fazer uma proporção de 30% a 40% de açúcar em relação ao peso da fruta”, diz Adriana. Ou seja, para um 1 quilo de fruta, 300, 400 gramas de açúcar.

Durante a cocção das frutas pode surgir na superfície uma ​espuma​, a qual deve ser retirada com o uso de uma escumadeira. Essa espuma contém pequenas quantidades de proteínas e compostos fenólicos das frutas e pode conferir sabor amargo a geleia.

Retirar a espuma da superfície faz com que sua geleia tenha mais brilho. Para esterilizar vidros, coloque em uma panela funda, cubra com água e deixe ferver por 15 minutos.

Durante a cocção ocorre formação de espumas, juntamente com a coagulação de certos compostos orgânicos, que devem ser retirados com o auxílio de uma escumadeira.

A pectina é uma substância contida em determinadas frutas, a qual, na presença de certa acidez e teor de açúcar, propicia à geleia a sua característica gelatinosa. Pode-se dizer, então, que a pectina é a “alma” das geleias. Sem pectina, a geleia não dá ponto, ou fica mole ou fica puxa-puxa.