Porque o chantilly parte?

Perguntado por: orodrigues9 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 3 votos

Provavelmente, você já ouviu falar ou já se deparou com essa cena: o bolo já está todo decorado, mas, um dia depois que ele foi para a geladeira, o Chantilly começou a rachar. Por que isso acontece? Porque ele tem o costume de ressecar com a temperatura da geladeira.

O Chantininho racha porque não foi bem hidratado e/ou porque o bolo foi armazenado em geladeira e não foi coberto com uma tampa ou caixa própria para o transporte de bolo. Se o bolo ficar descoberto dentro da geladeira faz com que a umidade absorvida pela geladeira entre em contato com o bolo provocando as rachaduras.

Não bata o creme em temperatura ambiente, porque dessa forma, ele não vai montar e não vai chegar ao ponto certo (que é nem tão mole, nem tão duro). O Chantilly precisa estar bem gelado antes de ser batido, o que minimiza as chances de ele derreter.

Temperatura correta
Muita gente liga o forno apenas quando coloca o bolo dentro, mas isso pode interferir no resultado. É fundamental prequecer o forno para que o cozimento seja uniforme. O excesso de calor pode causar rachaduras, pois faz com que a massa cresça rapidamente. O ideal é crescer lentamente.

Use uma faca para soltar o bolo da forma.
Se o bolo estiver preso na forma, passe uma faca afiada entre ela e o bolo, em toda a volta. Bata nas laterais e no fundo da forma com as mãos para ajudar a soltar o bolo e deixe esfriar por 15 minutos. Depois de 15 minutos, tente virar o bolo outra vez.

O CHANTILLY RACHANDO É INDÍCIO DE FALTA DE HIDRATAÇÃO!

chantininho ela resseca o Chantininho porque. absorve a umidade quando fica de um dia para o. outro.

É aconselhável que ele esteja armazenado na geladeira há, pelo menos, 12 horas antes. Depois que a embalagem for aberta, o produto não batido deve retornar à geladeira e permanecer no local por até 3 dias, seguindo as condições de armazenamento.

A texturização ou hidratação do chantilly é quando líquidos são acrescentados ao chantilly após batido para tirar a porosidade e ficar liso para aplicação.

Pois bem, isso acontece porque ao bater muito o creme, a quantidade de ar no produto aumenta, criando essas bolhinhas, mas para acabar com esse drama, Dica da Jana #008.

Algumas pessoas têm dúvidas de como armazenar o bolo confeitado até o momento da festa. O melhor a se fazer é guardar o bolo dentro da geladeira, dentro da caixa ou embalagem plástica, assim ele ficará protegido do cheiro de outros alimentos que estiverem dentro da geladeira.

Agora, um bolo inteiramente confeitado pode ficar até 3 dias na geladeira. No entanto, algumas texturas podem ser alteradas, como é o caso da massa ou o recheio que podem endurecer. Mas depende muito, se o recheio for bem cremoso não haverá problema nenhum. Ele até ficará mais saboroso com um certo tempo de geladeira.

Você pode congelar bolo simples ou recheados no freezer por até 3 meses e por até 1 mês em congelador da geladeira.

E mais do que dar um acabamento bonito, essa técnica ajuda a conter o recheio e evitar que o bolo esfarele. A blindagem também é fundamental se você for aplicar pasta americana, pois deixa o bolo mais estruturado para receber o peso da pasta, além de evitar as indesejáveis marcas.

O bolo deve estar morno, pois se ainda estiver quente, a massa pode quebrar ou esfarelar e se já estiver completamente frio, é mais difícil de soltar.

Passe uma pré-camada de chantilly em todo o seu bolo, depois pegue o disco de isopor e centralize no meio, o colocando em cima do bolo, ele servirá como base para suportar o próximo andar.