Quais são os primeiros sintomas de problema na próstata?

Perguntado por: amendes9 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 11 votos

Sangue na urina ou no sêmen; Dor ou queimação ao urinar ou ejacular; Dor ou rigidez frequente na parte inferior das costas, nos quadris, na área pélvica ou retal ou na parte superior das coxas; Jato urinário fraco ou gotejamento de urina.

A prostatite aguda é caracterizada por uma inflamação na próstata, que pode aparecer repentinamente. Os sintomas mais comuns são dor na região genital (e pélvica), febre, tremores, dor na virilha, mal-estar, urina com cheiro forte e aspecto turvo.

Os sintomas iniciais do câncer de próstata não são perceptíveis. Porém, quando a doença já está em estágio mais avançado, é possível notar alguns sintomas locais, já que a presença do câncer influencia no tamanho da glândula e causa problemas principalmente na hora de urinar.

Abdómen e/ou baixo ventre (região supra-púbica, abaixo do umbigo); Virilha.

O aumento benigno da próstata passa a ser um problema quando ela dificulta a passagem da urina, porque, ao crescer, a próstata pode obstruir a uretra, o canal que passa por dentro dela. Os sintomas que a HPB provoca quando há obstrução da uretra são: aumento das micções durante a noite.

Disfunção eréctil; Jacto/fluxo urinário fraco ou intermitente; Dor na região lombar, pélvica, rectal, inguinal, testículos ou coxas.

Em situações normais, ela tem o tamanho de uma noz, mas quando está inflamada há o seu aumento. Quando isso ocorre, a estrutura acaba pressionando a uretra, o canal que a urina sai, dificultando a micção. O processo inflamatório ocorre por diversas causas e pode acontecer uma vez ou de forma crônica.

— Se há na sua família alguém que tenha tido câncer de próstata, você deve começar o preventivo mais cedo, a partir dos 45 anos. Se não tem nenhum histórico na família, aí, sim, você pode começar aos 50 anos.

Apesar de a doença geralmente não apresentar sintomas no estágio inicial, a dor na próstata também pode ser um indício do câncer. Principalmente, em seu estágio avançado. Por isso, fazer exames periódicos com o urologista é tão importante. Acima de tudo, não espere os sintomas aparecerem para procurar o médico.

O ultrassom da próstata mostra possíveis alterações no tamanho da glândula e identifica alterações em sua estrutura. O exame pode ser feito de duas formas: ultrassom transretal e por via abdominal.

Os exames mais indicados são o de toque retal e análise sanguínea do PSA. Se houver alterações nesses exames, o médico especialista poderá solicitar outros, como medição do jato de urina e ultrassonografia transretal, para melhor investigação de tumores que podem ser malignos e evoluírem para câncer.

Normalmente os remédios mais prescritos para hiperplasia benigna da próstata são a Finasterida, Mesilato de Doxazosina e Tansulosina, alguns nomes de medicamentos comerciais são o Duomo®, Prostaflux®, Prós HP®, Finalop®, Propecia®, Tasulil®, Stub®, Combodart®, Tamsulon®, Secotex®.

Causas da hiperplasia de próstata
A causa exata não é conhecida, mas provavelmente envolve alterações causadas por hormônios, incluindo a testosterona e, principalmente, a di-hidrotestosterona. Outros fatores podem estar envolvidos, como idade, história familiar e alterações genéticas.