Porque sushi não é saudável?

Perguntado por: evargas6 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 8 votos

Outro problema do consumo frequente de sushi é a grande quantidade de sal ingerida, pois além da porção utilizada para o cozimento do arroz, o prato ainda costuma levar molhos salgados.

Riscos à saúde. Mesmo quem não está preocupado com o efeito do sushi na dieta dever ser cauteloso quando o assunto é o consumo de peixe cru. Os alimentos crus oferecem risco de doenças devido à possibilidade da presença de bactérias e parasitas.

A principal causa é a difilobotríase, causada pelo parasita Diphyllobothrium – ele é mais comum em alguns tipos de peixe selvagens, como o salmão. Mas algumas bactérias, como a Salmonella, também podem acometer o trato digestivo”, explica o gastroenterologista do Hospital Brasília, Flávio Hayato Ejima.

Há, no entanto, uma explicação. "A elevada quantidade de açúcar de rápida absorção que este tipo de refeição oferece tende a espoletar mecanismos de compensação e recompensa que geram prazer e levam à vontade de repetir o mesmo tipo de sensação", justifica.

Cada peça oferece de 30 a 35 calorias no caso de peixe branco, polvo e camarão, e até 40-45 calorias nas peças com salmão ou atum. Essas calorias ganham um impulso extra devido ao alto índice glicêmico do arroz branco e do açúcar. Sushis podem ser bem-vindos como parte da refeição pós-treino.

Nutricionalmente, o sushi pode ser vantajoso, desde que consumido com moderação, por ser: Rico em hidratos de carbono de absorção lenta; Ter um elevado teor de gordura insaturada e fonte de ácidos gordos ómega 3; Rico em iodo, ferro, potássio e fósforo e em vitaminas A e do complexo B.

1115 calorias

Existem 1115 calorias em Sushi (30 pedaços).

Peixes que podem ser consumidos crus
De maneira geral, aposte em tipos como o salmão, o atum, a tilápia, o arenque e o linguado ao comer peixe cru. Camarão, lula e polvo também podem ser utilizados para fazer sushis e sashimis e, por isso, devem ser selecionados com o mesmo cuidado para consumo cru.

No caso de carne e peixe crus, duas bactérias se destacam: a Salmonella e a Listeria monocytogenes. A Salmonella está no topo da lista das bactérias causadoras de surtos de doenças alimentares no País.

Não é indicado comê-los mais de duas vezes por semana".

Podemos afirmar que, como regra geral, sushi é uma opção saudável, já que possui minerais, ômega 3 e outros nutrientes e seu valor calórico é normalmente mais baixo que outras refeições.

Não é indicado comê-los mais de duas vezes por semana". Por outro lado, a profissional afirma que maki sushis normalmente são feitos de peixes com menos mercúrio, o que significa que pode comer mais. Isso inclui salmão, siri e camarão. Se está grávida ou a amamentar, a recomendação é evitar qualquer sushi cru.