Pode comer sopa no almoço?

Perguntado por: zfigueiredo . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 19 votos

Deve-se comer sempre sopa ao almoço e ao jantar, durante todo o ano. O consumo de sopa tem vindo a diminuir, e por isso cabe a todos nós mantermos bem viva a tradição de comer sopa. Claro que se pontualmente não se comer sopa, não é grave, mas a regra deve ser consumir sempre sopa!

Sim, tomar sopa à noite faz bem! Independente se a intenção é perder peso ou apenas ter uma refeição mais leve, o prato corresponde ao declínio do metabolismo, ou seja, durante a noite o organismo tem o ritmo das funções reduzido.

É rica em nutrientes
A sopa pode ser uma ótima fonte de vitaminas, minerais e fibra, dado que inclui vários grupos alimentares: legumes, que habitualmente são os protagonistas, leguminosas, carne e peixe, e pode até incluir sementes ou frutos secos.

Os adeptos da dieta da sopa, durante o período de realização da dieta, consumem estes alimentos como ingredientes das sopas, o que pode estar de acordo com a recomendação de consumo para esse grupo alimentar que é de no mínimo 3 porções ao dia.

Se você sentir vontade de jantar algo além de sopa, não tem problema. A sopa deve ser uma opção saborosa e saudável, jamais um sacrifício. E lembre-se: variar a forma de preparo e os alimentos é extremamente importante para poder fornecer um bom valor nutricional e abusar de todos os alimentos que a natureza nos deu.

Oferece digestão rápida
Para melhorar o sono, a sopa também pode ser uma boa pedida já que seu processo digestivo é mais fácil, assim não há grande gasto energético para digestão e o que sobra, vai direto para realizar a “pausa pro sono”. Claro que isso depende muito do preparo. Aqui, estamos falando do básico.

Para que haja a correta digestão do alimento e assim se evite qualquer tipo de complicação, a recomendação, à noite, é esperar três horas para deitar após comer, sobretudo quem sofre de refluxo, hipertensão arterial e doenças estomacais.

É claro que a resposta não é tão simples assim. “Incluir a sopa no jantar pode ser uma opção de refeição, mas não a única e, definitivamente, não será essa refeição que resultará no emagrecimento”, explica a nutricionista Carolina Martins, da rede Magrass.

O que jantar para emagrecer?

  • Legumes e verduras, preferencialmente orgânicos;
  • Fontes de proteínas vegetais;
  • Fontes de proteínas magras, como filé de frango, ovos e peixes;
  • Frutas com menor teor de açúcar;
  • Bebidas vegetais sem açúcar;

Além disso, pode-se também comer ovos e tomar chás nos lanches. No entanto, essa dieta é muito restrita em calorias e nutrientes importantes para a saúde, podendo causar tonturas, perda de massa muscular e enfraquecimento do sistema imunológico.

Jantar

  1. Opção 1: salada de folhas, legumes cozidos e peixe ou frango grelhado.
  2. Opção 2: berinjela no forno com tomate-cereja e queijo.
  3. Opção 3: sopa de legumes com carne ou frango.
  4. Opção 5: panqueca de espinafre recheada com atum e salada de folhas.

O que é permitido comer na dieta? Na dieta da sopa, as verduras e legumes ricos em fibras, carnes como frango, atum e ovos batidos, queijo e ave são bem-vindos. Mas deve ser evitado leguminosas como o feijão, a lentilha, arroz e massas em geral.

Como usar a água com limão para emagrecer
Uma das maneiras de usar a água de limão para ajudar a emagrecer é espremer 10 gotas de limão em um copo de água morna e beber logo em seguida, sem adicionar açúcar. Deve-se fazer isso após acordar em jejum, cerca de 30 minutos antes de tomar o café da manhã.