Qual vinho vai bem com sopa?

Perguntado por: iluz . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 4 votos

Um bom Pinot Noir, um Merlot e até mesmo um Rosé podem ser uma boa pedida. Para finalizar, uma última dica. Escolha vinhos de bom teor alcoólico pois eles resistem com melhor facilidade a temperaturas mais altas como os fortificados com textura e intensidade de sabores compatíveis com o prato.

Sugestão de vinhos que combinam com sopa:
Caldinho de feijão com bacon salpicado – Malbec, Cabernet Sauvignon, Tannat. Canja de galinha com frango em pedaço – Chardonnay, Riesling e Pinot Noir. Creme de abóbora com croutons – Chardonnay, Riesling e Antão Vaz. Sopa de legumes em pedaços – Chardonnay, Torrontés e ...

Se uma sopa de vegetais é perfeita com um vinho branco, o rosé tem um pouco mais de corpo e estrutura para aguentar pequenos pedaços de carne. Um espumante rosé, como o Filipa Pato 3B Rosé, que tem alta acidez e sabor, também é uma ótima combinação com sopas de carnes, mas também de peixes e frutos do mar.

5 dicas de acompanhamentos para sopa

  1. Croutons. Dentre os diversos acompanhamentos para sopa, os croutons são um dos mais populares. ...
  2. Pipoca. Quem disse que pipoca não pode ser um excelente acompanhamento? ...
  3. Bacon em pedacinhos. ...
  4. Torradas com queijo. ...
  5. Bruschetta.

Pinot Noir

Para harmonizar com toda cremosidade da batata, juntamente com a couve e sabores defumados dos embutidos, como a linguiça e o bacon, nós escolhemos um Pinot Noir Larga Valley da Moldávia, um vinho tinto frutado, com boa acidez e corpo leve, que ficou perfeito com esse tipo de caldo.

Existem algumas regras básicas que podem ajudar na hora de harmonizar. Os pratos mais leves precisam de bebidas mais suaves para combinar. As refeições mais ácidas são ideais para acompanhar vinhos leves e frescos, trazendo um equilíbrio. Já as preparações mais gordurosas combinam com uma bebida mais forte e ácida.

Ensopado de carne e legumes
Conhecida por sua versatilidade, a uva Merlot acompanha muito bem receitas com carne, como nessa receita clássica.

Chardonnay

Jorge Lucki diz que o vinho branco é a melhor opção. Ele explica que a textura mais pastosa pede um vinho mais macio, que não tenha tanino. 'Chardonnay é o vinho para esse creme', acrescenta.

Sopas. Esse delicioso prato é a cara do inverno, sendo uma ótima opção para aquecer nos dias mais gélidos. Rica em sabores, a sopa de legumes pode ser harmonizada muito bem com cervejas no estilo Bock, India Pale Ale (IPA), Pilsen, Porter e Weizen.

Os vinhos tintos mais suaves combinam bem com pratos feitos com molhos mais simples e não tão condimentados, como um molho ao sugo feito com tomates italianos bem maduros.

vinho fino

Atenção com vinhos muito frutados e alcoólicos como os do Alentejo ou Novo Mundo, acompanhados desse tipo de sopa eles não harmonizam bem. Para acompanhar o famoso caldinho de feijão cremoso, picante, com ou sem alho torrado, a melhor escolha é um vinho fino.

Creme de Mandioca
Tem uma textura grossa, é mais pastoso, portanto, pede um vinho encorpado como um malbec ou um cabernet.

Abra o apetite com uma taça de vinho branco meio seco, ideal para acompanhar o sabor levemente adocicado da sopa de mandioquinha.

Além disso, a escolha de rótulos é algo pessoal e que deve agradar, em última instância, o paladar de quem vai degustar a bebida. Os vinhos finos agradam paladares que demandam sabores mais complexos, enquanto os de mesa são os favoritos de quem prefere sabores mais adocicados.

Carnes vermelhas como picanha e costelinha na brasa combinam perfeitamente com um vinho tinto encorpado e a melhor escolha sempre será vinhos Malbec. Essa variedade de vinhos conta com uma boa intensidade de taninos que harmonizam bem com o bom e velho churrasco.

Em uma refeição o Cabernet Sauvignon combina com diversos tipos de carnes pesadas e gordurosas, tanto de gado como suína, aves e caças. Exemplares mais leves e com menos corpo vão melhor com receitas de sabor intermediário, como massa com molho vermelho, risoto com linguiça, por exemplo.