Quais as sopas mais consumidas no Brasil?

Perguntado por: rfernandes4 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4 / 5 17 votos

Caldo de feijão: É um dos preferidos dos brasileiros. Pode ser feito tanto com feijão-carioquinha, quanto com o preto. Além da leguminosa, ele leva bacon e calabresa, temperos e cheiro-verde e é triturada no liquidificador. Caldo de mocotó: É a região das patas do boi.

Alimentos que não podem faltar na sua sopa e dão aquele toque especial!

  1. Berinjela na sua sopa. Tem poucas calorias, é rica em vitaminas A, C, B1, B2 e B3 e fonte de betacaroteno. ...
  2. Espinafre. ...
  3. Couve. ...
  4. Linhaça. ...
  5. Cenoura. ...
  6. Salsão para turbinar sua sopa. ...
  7. Brócolis.

Os alimentos, vegetais e pedaços de carne crua eram triturados em água, há registros arqueológicos de preparo de sopas entre os Anasazi da região do Four Corners (EUA) em cestos de palha vedados com betume, na Anatólia (Turquia) em potes de cerâmica, na Escócia em estômago de herbívoro (algo similar ao haggis de hoje).

Desde que os ingredientes sejam bem escolhidos, a sopa pode ser um ótimo aliado quando o objetivo é manter um peso saudável ou até perder peso. Para reduzir a ingestão calórica total de uma refeição, prefira as sopas com menos calorias e ricas em fibra - como as de legumes e com leguminosas.

Para sopas que tenham caldo mais líquido, preparadas com legumes não processados, frutos do mar ou que usem temperos com caldos de frango ou carne, a dica é harmonizar com vinhos leves. Os tintos podem ser um Pinot Noir ou um Merlot. Já para brancos ou rosés, escolha versões mais frutadas.

A evidência arqueológica mais antiga vem da caverna de Xianrendong, província de Jiangxi, na China. O primeiro exemplo de uma tigela de sopa remonta ao ano de 20.000 a.C. A cerâmica antiga exibia marcas de queimaduras, o que sugere que o usuário estivesse fazendo algum tipo de sopa quente.

A palavra “sopa” deriva da palavra teutônica 'suppa' que se refere a um prato medieval ('sop') de um estufado espesso que se colocava em fatias de pão. A Bíblia nos conta que os hebreus, no Egito, preparavam deliciosos caldos. Na Grécia Antiga, a sopa fazia sucesso, com destaque para sopa de lentilhas.

Entre 300 ml e 400 ml para um indivíduo saudável adulto é o recomendado”, conclui.

Sopa no café da manhã: por que tomar? Se feita com os ingredientes certos, a sopa pode trazer inúmeras vantagens e funcionar como um desjejum completo. Primeiramente, ela é quentinha, o que significa que ajuda a esquentar o corpo.

Coloque-a em um lugar de destaque na mesa para servir sopa a cada um de seus convidados. Como a sopa ou caldo é o destaque da noite, um bom prato fundo ainda segue sendo uma das melhores opções, já que são mais abertos. Isso valoriza a receita! Se quiser algo mais íntimo, aposte em xícaras ou canecas.

Buddha Jumps Over the Wall

Sopa. A cumbuca de sopa mais cara do mundo é servida pelo restaurante Mayfair Kai, de Londres. Por R$ 400, você poderá provar a chamada Buddha Jumps Over the Wall, que contém cogumelo japonês, pepino do mar, vieiras, carne de tubarão, frango e porco, presunto e ginseng.

É rica em nutrientes
A sopa pode ser uma ótima fonte de vitaminas, minerais e fibra, dado que inclui vários grupos alimentares: legumes, que habitualmente são os protagonistas, leguminosas, carne e peixe, e pode até incluir sementes ou frutos secos.

Os benefícios de tomar sopa à noite são muitos, principalmente por facilitar a digestão antes de dormir e auxiliar o processo de emagrecimento. Prática, a sopa pode ser congelada e consumida por vários dias. Porém, é necessário equilibrar os ingredientes e evitar o uso de gordura no preparo.

"As sopas apresentam uma diversidade de nutrientes fundamentais ao funcionamento do organismo, geralmente com baixa densidade energética e boa disponibilidade de vitaminas, minerais, antioxidantes, fibras e água.

As sopas podem ser consumidas tanto no almoço quanto no jantar em versões quentes ou frias. Em alguns casos, são servidas como entrada de alguns pratos ou se tornam a refeição principal.

As sopas não são uma refeição completa
Contudo, se preparada com uma combinação nutritiva de legumes, vegetais e fontes de proteína, as sopas podem compor uma refeição completa e muito saudável.