Porque o chocolate derretido fica duro?

Perguntado por: gmenezes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 18 votos

RESPOSTA RAPIDA. Bom, a resposta simples e eu vou ser rápida em te contar ela: O chocolate fica pastoso e espesso sempre por 2 motivos, ou ele ficou exposto a Calor excessivo ou entrou em contato com água ou umidade. Não existe outro motivo.

Junta 2 a 3 colheres de sopa de água bem quente, coloca novamente em banho maria e mexe até obteres de novo uma consistência cremosa.

Quanto mais fechado e escuro estiver o ambiente de armazenamento, melhor será a conservação. Além disso, o ideal é envolver o chocolate em papel manteiga ou papel chumbo. O papel alumínio não é muito indicado, pois pode transferir o calor do ambiente para o chocolate. Com as outras opções isso não acontece.

E, como o nome indica, isso acontece por causa de um cristal. A manteiga de cacau é composta por várias moléculas, que se organizam em diversos padrões – esses são os cristais, que podem ser estáveis ou não estáveis. Quando derrete o chocolate, você derrete também esses cristais.

O chocolate/cobertura ficou pastoso ou não derreteu
Chocolates e coberturas ficam pastosos se entram em contato com água ou vapor. Por isso, o ambiente e todos os utensílios devem estar bem secos. O superaquecimento também pode influenciar na fluidez do produto. Por isso, use um termômetro culinário!

O processo é bem parecido com o conhecido banho-maria, mas agora é só colocar 30 segundos no micro-ondas que você já tem o chocolate derretido. Antigamente, era normal derreter chocolate em banho-maria, um método simples de derreter o doce sem correr o risco de queimá-lo.

O banho-maria é a melhor forma de derreter chocolate porque o aquece de maneira leita e uniforme. Devido ao ponto de evaporação da água, a temperatura não ultrapassa 100º C, o que reduz as chances de o chocolate queimar e empelotar e faz com que ele adquira uma textura mais leve, macia e cremosa.

IDENTIFICANDO SE O ERRO É DE TEMPERAGEM
Tem. Se a sua casquinha de chocolate desenformou fácil, não precisou ficar 1 ou 2 horas na geladeira, não tem manchas, isso já significa que a temperagem tá no rumo certo. Se além disso tudo a casquinha tem brilho e faz snap quando você parte, então a temperagem foi perfeita.

Você pode juntá-lo e fazer a temperagem novamente quando precisar. Pode guardar o chocolate num saco ziploc e armazenar no congelador. Depois, na hora de utilizar, basta picar, derreter e temperar. Às vezes o chocolate fica arenoso quando derreto no microondas.

Se você for apenas derreter seu chocolate ao invés de temperá-lo antes de processá-lo, ele não dará os resultados que fariam dele um produto de chocolate atrativo. Precisaria de muito tempo (até mesmo horas) para endurecer, e a casquinha de chocolate teria uma aparência sem brilho e derreteria facilmente.

Como resolver este problema? Se o chocolate cristalizou além do que deveria após ser derretido e temperado, não se preocupe! É possível contornar a situação. Ao notar a cristalização excessiva, coloque o chocolate imediatamente no micro-ondas por um curto tempo, entre 5 e 10 segundos.

Quando preciso temperar? Só quando se quer formar casquinhas, banhar bombons, pão de mel, alfajor, moldar tabletes ou formas rígidas e ocas, como ovos de páscoa, esculturas e decorações de chocolate. O processo de temperagem é necessário para ficar durinho e brilhante em temperatura ambiente.

Coloque em uma panela para banho-maria ou em um recipiente de inox e este recipiente sobre uma panela com água (essa panela tem de ser um pouco maior que a tigela para ficar encaixada e não ter contato com a água). Ligue o fogo e, assim que a água começar a borbulhar, desligue o fogo, mexendo sempre para homogeneizar.

45°C

O chocolate deve, preferencialmente, ser derretido numa temperatura entre 40°C e 45°C. Não deve ser colocado em contato direto com a fonte de calor.

Mesmo se o chocolate amoleceu ou derreteu, é melhor deixá-lo em um ambiente arejado e bastante fresco. Assim, ele vai recuperar sua consistência.