Pode colocar óleo de cozinha no chocolate?

Perguntado por: esubtil . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 12 votos

Para quem não sabia, como eu, aquela deliciosa fonte de chocolate só fica brilhante e líquida em temperatura ambiente por um motivo: óleo de cozinha! Se você também não sabia desse ingrediente secreto, vamos descobrir o motivo de colocarem óleo na fonte de chocolate e se, mesmo assim, podemos consumi-la.

Se você está tentando mergulhar algo no chocolate, mas ele está muito espesso, adicione um pouco de óleo vegetal. Isso não só ajudará a dilui-lo, mas também dará um belo acabamento brilhante.

ele é bem grosso. você vai usar como cobertura. ele vai ficar em excesso em cima desse doce. então é usado óleo para afinar o chocolate.

Nessa situação, embale o chocolate muito bem usando dois sacos herméticos, um por dentro do outro e deixe no refrigerador. Quando for tirar da geladeira, mantenha a embalagem fechada por cerca de duas horas para que dê tempo de voltar à temperatura ambiente gradativamente, sem perder seu brilho ou textura.

PORQUE A COBERTURA FICA PASTOSA
Se aqueceu demais, ela vai ressecar, vai perder gordura e é por isso que ela engrossa, por isso precisamos acrescentar o óleo de coco, para voltar a hidratar ela e deixar ela fluída.

Só é recomendado fazer a mistura com um óleo que tenha as mesmas especificações. Adicionar um produto com aditivos diferentes, como um lubrificante sintético com um mineral, pode causar sérios problemas ao veículo. O motor se desgasta mais rápido, diminuindo a eficiência do carro e aumentando o consumo de combustível.

Manteiga. Assim como o azeite, a manteiga também pode substituir o óleo na hora de fritar algum alimento. O grande benefício da manteiga, é que ela é um dos itens de cozinha que sempre temos na geladeira, então, na hora do aperto pode te salvar.

Cocoa Butter Equivalent

CBE – Cocoa Butter Equivalent
É uma gordura que é compatível com a manteiga de cacau e muito utilizada nos chocolates da indústria de massa. Em geral nos chocolates, quando vemos gordura vegetal na lista de ingredientes, é dela que estamos falando.

Outro segredo é deixar o chocolate secar sobre folhas de papel-manteiga. Assim ele não gruda no prato ou na superfície de trabalho.

Como solucionar a cristalização insuficiente de chocolate
Você só precisa acrescentar mais cristais de manteiga de cacau nele. Na prática, você só mistura Callets™ de chocolate (eles já são temperados, logo contêm a quantidade certa de cristais de manteiga de cacau) no chocolate pouco cristalizado e mistura.

Refazer a temperagem
Quando o fat bloom acontece, a manteiga de cacau fica na superfície, o que atrapalha a cremosidade do produto. Para corrigir, o que você deve fazer é refazer a temperagem em casa. Esse procedimento consiste no derretimento e depois resfriamento do chocolate em temperaturas específicas.

Isso ocorre quando o chocolate é exposto à variação de temperatura ou ainda à alta umidade durante o transporte ou armazenagem. Também pode ser resultado de uma temperagem feita incorretamente. Devido à ação do calor, a gordura presente no doce desloca-se para a superfície e se cristaliza novamente.

4 Maneiras de temperar o chocolate
Semeadura. Temperagem na pedra de mármore. Banho Maria Invertido.

RESPOSTA RAPIDA. Bom, a resposta simples e eu vou ser rápida em te contar ela: O chocolate fica pastoso e espesso sempre por 2 motivos, ou ele ficou exposto a Calor excessivo ou entrou em contato com água ou umidade. Não existe outro motivo.

Feitas com uma combinação de gorduras, as coberturas fracionadas não precisam passar pela temperagem. Além disso, são mais fluidas após o derretimento. Isso significa que você terá casquinhas mais finas e delicadas e que o produto vai render muito mais e com o sabor muito próximo do chocolate!

O que é chocolate fracionado? O chocolate fracionado é caracterizado por ter em sua composição a adição de outro tipo de gordura vegetal, substituindo parcialmente a de cacau — geralmente é usado o óleo de palma. Por causa da adição de outro tipo de gordura, esse tipo de chocolate passa a ser denominado de cobertura.