Como saber se a temperagem do chocolate está certa?

Perguntado por: opires . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 13 votos

Se a sua casquinha de chocolate desenformou fácil, não precisou ficar 1 ou 2 horas na geladeira, não tem manchas, isso já significa que a temperagem tá no rumo certo. Se além disso tudo a casquinha tem brilho e faz snap quando você parte, então a temperagem foi perfeita.

Se na hora de desmoldar seu chocolate você se deparou com esse problema é um indicativo que o processo de temperagem não foi feito corretamente, mas para corrigir esse efeito você pode derreter novamente e refazer a temperagem.

Dicas para não errar no processo de temperagem

  1. Preparando a área de trabalho. ...
  2. Atentando para a temperatura do chocolate. ...
  3. Derreta o chocolate. ...
  4. Espalhe o chocolate. ...
  5. Enforme e passe para o resfriamento.

Misture até que todo o chocolate tenha sido derretido e a temperatura tenha baixado. Para testar a temperatura, basta colocar um pouco de chocolate nos lábio inferior e se ele estiver frio seu chocolate esta no ponto ideal.

O processo de temperagem consiste em transformar o chocolate derretido em estado líquido para um estado parcialmente cristalizado, pronto para a moldagem ou cobertura.

Se você for apenas derreter seu chocolate ao invés de temperá-lo antes de processá-lo, ele não dará os resultados que fariam dele um produto de chocolate atrativo. Precisaria de muito tempo (até mesmo horas) para endurecer, e a casquinha de chocolate teria uma aparência sem brilho e derreteria facilmente.

1. Derreta o chocolate entre 40°C e 45°C (no micro-ondas ou em banho-maria). 2. Deixe o chocolate esfriar em temperatura ambiente até: 34-35°C para o chocolate amargo 33-34°C para o chocolate ao leite, branco ou colorido.

O primeiro motivo para uma temperagem dar erro é não uso do termômetro. A gente precisa dele, não adianta. O chocolate ele precisa de passar por uma curva de temperatura específica, por causa da manteiga de cacau, senão ela não cristaliza e o chocolate não endurece do jeito que a gente precisa.

O chocolate/cobertura ficou pastoso ou não derreteu
Chocolates e coberturas ficam pastosos se entram em contato com água ou vapor. Por isso, o ambiente e todos os utensílios devem estar bem secos. O superaquecimento também pode influenciar na fluidez do produto. Por isso, use um termômetro culinário!

Você pode juntá-lo e fazer a temperagem novamente quando precisar. Pode guardar o chocolate num saco ziploc e armazenar no congelador. Depois, na hora de utilizar, basta picar, derreter e temperar. Às vezes o chocolate fica arenoso quando derreto no microondas.

Agora, não exagere com a geladeira: o processo de cristalização leva em média 20-40 minutos numa temperatura entre 8°C e 10°C. Deixar tempo demais na geladeira pode causar problemas!

4 Maneiras de temperar o chocolate
Semeadura. Temperagem na pedra de mármore. Banho Maria Invertido.

Com um termômetro culinário, meça a temperatura do chocolate: ela deve atingir 31 ºC e o chocolate está pronto para ser usado. Se ainda estiver quente, repita o passo 4. Caso tenha resfriado demais (inferior a 31 ºC), volte a tigela para o banho-maria por alguns segundos.

Como guardar o que restou depois de preparar uma receita? Quando não usar a barra inteira, guarde o chocolate na própria embalagem, protegendo-a com duas voltas de plástico filme. Conserve em temperatura ambiente próxima aos 20 º C. Nunca coloque na geladeira, para evitar que o chocolate fique esbranquiçado.

Refazer a temperagem
Quando o fat bloom acontece, a manteiga de cacau fica na superfície, o que atrapalha a cremosidade do produto. Para corrigir, o que você deve fazer é refazer a temperagem em casa. Esse procedimento consiste no derretimento e depois resfriamento do chocolate em temperaturas específicas.