Como manter o chocolate derretido por mais tempo?

Perguntado por: icardoso . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 4 votos

Escolha um cômodo isolado, que não pegue luz do sol. Outra coisa: evite deixar as luzes acesas, pois podem aumentar a temperatura do ambiente. O ideal para conservar o chocolate é sempre mantê-lo em temperaturas ambientes e que não vão alterar sua composição.

Para que termine a têmpera não podemos congelar o chocolate derretido, apenas resfriá-lo entre 8ºC a 10ºC. Assim depois de descansar na geladeira deve ficar em temperatura ambiente por volta de 20ºC. Não abaixo de zero no freezer porque perdemos as características que conseguimos e a qualidade do produto.

Junta 2 a 3 colheres de sopa de água bem quente, coloca novamente em banho maria e mexe até obteres de novo uma consistência cremosa.

Mantenha o chocolate em local seco e escuro, em temperatura entre 12 e 20ºC. Mantenha o chocolate bem embalado para evitar entrada de ar, umidade e odores de outros alimentos (a gordura presente no chocolate absorve estes odores). Evite guardar o chocolate na geladeira ou no freezer (isso vai alterar a qualidade).

Você pode juntá-lo e fazer a temperagem novamente quando precisar. Pode guardar o chocolate num saco ziploc e armazenar no congelador. Depois, na hora de utilizar, basta picar, derreter e temperar. Às vezes o chocolate fica arenoso quando derreto no microondas.

Mesmo se o chocolate amoleceu ou derreteu, é melhor deixá-lo em um ambiente arejado e bastante fresco. Assim, ele vai recuperar sua consistência.

Pode sim, mas precisa tomar um cuidado importante: Como é um chocolate que já foi derretido e manuseado, ele pode formar gruminhos se misturar pra derreter com um novo, geralmente não fica homogêneo. Por isso é importante não misturar na hora de derreter.

Volte a tigela ao banho-maria, retire e mexa até obter a consistência e temperatura adequadas. O chocolate ficou uma massa compacta durante o derretimento: o chocolate entrou em contato com algum tipo de umidade: gota d'água do banho-maria, vapor, utensílios molhados, etc.

RESPOSTA RAPIDA. Bom, a resposta simples e eu vou ser rápida em te contar ela: O chocolate fica pastoso e espesso sempre por 2 motivos, ou ele ficou exposto a Calor excessivo ou entrou em contato com água ou umidade. Não existe outro motivo.

Você já deve ter ouvido esta frase antes e deve estar achando então que a notícia não é assim tão interessante. Ela é sim, pois os chocolates que hoje não derretem na mão são aqueles recobertos de uma camada colorida (que não é de chocolate), como os famosos M&Ms.

Depois de aberto, é fundamental guardar o chocolate fracionado na geladeira por até uma semana. Se deixar em temperatura ambiente, dura cerca de três dias bem fechadinho e longe da umidade e do calor forte.

Bombons com leite condensado (puro): 7 a 10 dias; depois, tendem a cristalizar.

O chocolate/cobertura ficou pastoso ou não derreteu
Chocolates e coberturas ficam pastosos se entram em contato com água ou vapor. Por isso, o ambiente e todos os utensílios devem estar bem secos. O superaquecimento também pode influenciar na fluidez do produto. Por isso, use um termômetro culinário!

Normalmente, 2 minutos e 30 segundos são suficientes para derreter 1Kg de chocolate, com o microondas na potência média. Após esse tempo, abra o aparelho e mexa o chocolate, para que ele derreta de maneira igual. Depois, recoloque o chocolate no forno por mais 1 minuto e 30 segundos; - retire o chocolate do microondas.

Se você for apenas derreter seu chocolate ao invés de temperá-lo antes de processá-lo, ele não dará os resultados que fariam dele um produto de chocolate atrativo. Precisaria de muito tempo (até mesmo horas) para endurecer, e a casquinha de chocolate teria uma aparência sem brilho e derreteria facilmente.

Se o chocolate estiver bem protegido, pode até ficar mais tempo na geladeira ou fora dela sem problemas. Quando ele for para geladeira, a dica é que, antes de comer, você mantenha o chocolate dentro da embalagem na temperatura ambiente por cerca de meia hora ou até o produto voltar à temperatura ambiente.