Como é que derrete ovo de Páscoa?

Perguntado por: lzaganelli . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 4 votos

Pique grosseiramente o chocolate e transfira para uma tigela grande de vidro. Encaixe a tigela na panela e abaixe o fogo; mexa de vez em quando com uma espátula até derreter completamente - a água não deve encostar no fundo da tigela, o calor do vapor é suficiente para derreter o chocolate.

Essa mudança de estado do chocolate acontece porque ao ser aquecido a uma certa temperatura, as partículas de manteiga de cacau se desorganizam, alterando sua estrutura inicial. Depois, para que elas se organizem, faz-se o processo da temperagem.

Coloque 2/3 do chocolate no refratário e leve ao microondas por 30 segundos em potência alta, retire e mexa bem até ficar uniforme. Volte o refratário ao micro-ondas por mais 30 segundo e repita a operação até que todo o chocolate derreta.

1. Para trabalhar com o chocolate nobre é fundamental a temperagem, que nada mais é que um choque térmico que damos no chocolate, fazendo com que ele cristalize de forma correta, fique brilhoso depois de endurecer e não derreta com facilidade nos dedos.

3 dias

No caso específico dos ovos de colher, como o recheio fica mais exposto do que os trufados, eles são mais sensíveis e podem perecer fora da geladeira. Por isso, é recomendado levá-los à refrigeração e consumi-los em até 3 dias.

O chocolate/cobertura ficou pastoso ou não derreteu
Chocolates e coberturas ficam pastosos se entram em contato com água ou vapor. Por isso, o ambiente e todos os utensílios devem estar bem secos. O superaquecimento também pode influenciar na fluidez do produto. Por isso, use um termômetro culinário!

Junta 2 a 3 colheres de sopa de água bem quente, coloca novamente em banho maria e mexe até obteres de novo uma consistência cremosa.

Ponha a vasilha com o chocolate em banho-maria, numa panela com água sobre fogo baixo. Quando começar a derreter, vá mexendo aos poucos até que o chocolate derreta por completo (a temperatura ideal é que ele atinja 45ºC). Tire imediatamente do fogo.

O mais correto a se fazer é guardar os ovos de páscoa em locais fechados (sem contato com a luz solar), numa temperatura de 20 a 25ºC e envoltos em papel alumínio.

Mantenha os ovos de Páscoa fora da geladeira
Chocolate e geladeira não combinam. A temperatura baixa pode prejudicar o sabor, textura e estrutura do ovo de Páscoa. O ideal é que o doce fique guardado em caixa de papelão ou envolto em papel alumínio, sempre em local arejado, longe do calor e da umidade.

E na hora de levar pra geladeira, tem que pôr a forma virada de cabeça pra baixo pro chocolate não escorrer pro meio da forma, hein! E o chocolate se desprende bem fácil desses moldes, viu? Então não precisa untar antes de colocar o chocolate.

Derreter chocolate pode ser feito no microondas ou em banho Maria. Jamais derreter em panela direto no fogo, pois ele pode queimar! Pra mim, usar o microondas é a forma mais prática, rápida e segura para se derreter chocolate.

* 1kg de chocolate rende 12 casquinhas (metade do ovo). Fazendo-se 1kg de meio amargo e 1kg de branco, chega-se a 24 casquinhas. ::: Misture todos os ingredientes e cozinhe em fogo baixo por aproximadamente 20 minutos. ::: Se fizer no micro-ondas, deixe dois minutos, retire e mexa durante 30 segundos.

Não, nunca embale o ovo de Páscoa logo que desenformar! Para que seu ovo fique perfeito até a data da entrega, o ideal é esperar pelo menos 24 horas para embalar, após desenformar. Esse é o tempo necessário para que um chocolate temperado corretamente cristalize e fique mais firme.

Caso você queira proteger ainda mais o seu ovo de Páscoa fechado, você também pode usar o papel alumínio para embrulhar o ovo antes de embalar com o papel-chumbo.