O que substitui a Maizena para engrossar?

Perguntado por: dteixeira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 19 votos

Fécula de batata, polvilho, e farinha de araruta são algumas opções.

Então, a troca de um ingrediente pelo outro pode ser feita de forma integral, ou seja, se a receita pede 1 xícara (chá) de amido de milho, troque por 1 xícara (chá) de farinha de trigo, que o resultado será tão bom quanto.

Um detalhe importante é que, enquanto a farinha de trigo possui glúten, o amido de milho não, o que o torna uma opção de substituição para os celíacos.

Por que o amido de milho engrossa os molhos? O amido de milho é composto por longas cadeias de moléculas de amido que, quando aquecidas na presença de umidade, se soltam e incham. Essa ação de intumescimento, ou gelatinização, é o que faz com que o espessamento ocorra.

Isto é, o amido é retirado do que está acima da terra. Exemplo comum é o milho de onde extraímos o “amido de milho e o arroz que obtemos o “amido de arroz”. Polvilho, ou fécula é o que se extraí das partes subterrâneas das plantas, como tubérculos, raízes e rizomas. Isto é, o que é extraído do que está abaixo da terra.

Fécula de Batata: A fécula de batata é um ótimo espessante, e diferente do amido de milho ele não deixa a cor opaca, por isso caso queira manter a cor de um molho ou creme brilhosa e viva é o espessante mais indicado.

Amido de milho é um ingrediente popular usado para engrossar sopas, molhos, sobremesas e em várias outras receitas. O pó branco não contém glúten e é um carboidrato extraído do endosperma do milho. Sua função é dar liga aos preparos, manter recheios unidos e ajudar na consistência dos pratos.

Se você não tem nenhum tipo de intolerância ao glúten ou ao trigo, a farinha de trigo é uma alternativa mais nutritiva em relação ao amido. Isso porque ela pode oferecer proteínas, carboidratos, fibras alimentares, além de vitaminas e minerais, a depender do tipo de farinha.

A farinha de arroz é conhecida por sua fácil e rápida digestão no organismo, muito superior à do amido de milho, o que a torna especialmente indicada para alimentos infantis, idosos e pessoas com necessidades especiais de alimentação.

Para fazer o amido de milho, apenas a endosperma é utilizada, onde estão concentrados o amido e a proteína. Depois, essa parte é moída até chegar à consistência semelhante ao talco. Todo o processo ocorre dentro de uma fábrica especializada no refino. Antes da etapa final, toda a proteína é retirada.

Coloque em uma caneca o leite, a maizena e misture bem. Coloque o restante do leite, o açúcar e a mistura de maizena com o leite, em uma panela ou leiteira. Ligue o fogo alto e misture bem até engrossar. Sirva-se e bom apetite!!.

A pré-gelatinização é o tratamento físico mais utilizado para modificar o amido e ba- seia-se no aquecimento até completa gelatinização, seguido por secagem e redução das partículas (PUNIA, 2020).

Além de conferir sabor, o polvilho doce também melhora a textura de muitas receitas, conferindo elasticidade aos pratos. Sabendo disso, pode participar do preparo de bolos, pães doces, biscoitos, sequilhos e tapiocas.