Qual é a diferença entre canja e sopa?

Perguntado por: blessa . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 17 votos

A diferença entre a canja e a sopa tradicional é que a canja de galinha possui algum carboidrato dentro da sua receita, podendo ser arroz ou macarrão. Já a sopa vai sem nada mesmo, só o caldo de frango com os temperos e demais ingredientes.

O dicionário Aurélio assume essa segunda explicação e define sopa como “caldo com carne, legumes, massas ou outra substância sólida, servido normalmente como primeiro prato do jantar”. Então, pelo dicionário: sopa sozinha, no geral, não é considerada uma refeição por si só.

É palavra malaiala, língua falada na Costa do Malabar. Em Goa, no tempo de Garcia da Orta, tornou-se canje. Designava um “caldo quente e salgado”, ao qual se podia acrescentar arroz. Foram provavelmente os portugueses que lhe incorporaram a galinha ou o frango e demais complementos.

A sopa é um caldo na qual se cozinha arroz, hortaliças e/ou macarrão e é servida com todos esses ingredientes. Já o creme, mais sofisticado, é originado da redução a purê de hortaliças que se cozinham no caldo. Têm a espessura mais cremosa, pois, geralmente levam em sua composição leite, creme de leite e queijos.

É uma ótima opção pra quem quer diminuir os carboidratos do jantar e assim dar um up na dieta.

A sopa é reconhecidamente um prato rico em nutrientes, mas para isso, precisa ser equilibrada. Sendo assim, você deve combinar carboidrato (macarrão e batata, por exemplo, com moderação), proteína magra, além de fibras provenientes de legumes e vegetais.

Desde que os ingredientes sejam bem escolhidos, a sopa pode ser um ótimo aliado quando o objetivo é manter um peso saudável ou até perder peso. Para reduzir a ingestão calórica total de uma refeição, prefira as sopas com menos calorias e ricas em fibra - como as de legumes e com leguminosas.

Além dos benefícios anti-inflamatórios, a canja de galinha também possui propriedades antimicrobianas. Estudos rigorosos que garantem componentes presentes no caldo de galinha, como a cisteína, podem ajudar a combater infecções respiratórias comuns, como resfriados e gripes.

Entre as opções de sopas, a canja é a mais calórica. Isso porque ela tem mais fontes de carboidratos, como o arroz e a batata, além do frango. Mesmo assim, em uma porção de 200 gramas são apenas 210 calorias.

A kenga se dedica, recebe atenção e é bem tratada. Se a kenga não for boa, é rapariga”, brinca Elias, revelando que a base da receita é a macaxeira, charque e frango. Uma das teorias para o seu nome curioso é porque o frango é a base do prato e kenga seria um apelido para frango/galinha.

"A sopa é nutritiva, garante a reposição de energia, vitaminas, minerais e dá aquela sensação de conforto. Por isso, é um alimento bastante popular. É possível variar bastante nas opções com sobras de legumes, vegetais, aparas de carnes, frango, queijos e cereais.

Sopa é uma comida líquida ou pastosa, importante elemento da gastronomia. Os ingredientes da sopa são tão variados quanto as mais diversas culinárias, podendo incluir hortaliças (batata, cebola, couve, cenoura), farinhas ou féculas, gorduras vegetais ou animais, carnes ou peixes e mariscos.