Quantas latas de sardinha pode comer por dia?

Perguntado por: acruz . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 9 votos

Em relação à vitamina D, facilmente o consumo de 2 a 3 sardinhas de tamanho médio supera o valor diário recomendado.

Olá, não deve ser consumido com muita frequência devido ao óleo. Entretanto é uma excelente fonte de ômega 3, o consumo 2 vezes por semana pode trazer inúmeros benefícios como: prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares, melhora humor, reduz o risco de depressão, melhora os níveis de HDL entre muitos outros!

Estudos apontam que, em 60 gramas da mistura de sardinha e do óleo em conserva, a concentração do cálcio pode variar entre 100mg e 200mg, valores similares encontrados em um copo de leite. A sardinha também é rica em proteína e vitaminas, entre as quais, destaca-se a B12, que auxilia no funcionamento do cérebro.

As sardinhas em conserva podem ser consumidas diretamente da lata, com um pouco de pão ou acompanhadas por uma salada. Também podem ser usadas em receitas, como por exemplo em patês, em massas ou em tortas salgadas.

As proteínas das conservas de sardinha são boas para o desenvolvimento muscular. Por esta razão, são altamente recomendados para crianças, grávidas e atletas. A vitamina B3 ajuda a reduzir o colesterol e a combater doenças como a diabetes e a artrite.

Use o óleo como azeite
Ele é ótimo para temperar saladas, vinagretes e até ceviches, sendo uma opção que traz um sabor especial e inesperado para esses pratos! Além disso, é possível preparar maionese caseira e até o clássico patê de sardinha com ele.

Porém, vale reforçar que para que o óleo da lata da sardinha contém altos níveis de sódio. Por esse motivo, vale balancear o consumo e incluir parte do óleo à receita apenas. Dessa forma, você aproveita os benefícios do ômega 3, mas não desencadeia problemas como retenção de líquido e colesterol alto.

A sardinha em lata Gomes da Costa é uma das melhores do mercado não só pelo grande renome da marca em produtos enlatados, mas também porque é um dos tipos mais saudáveis de sardinha em lata à venda hoje. Isso porque ela não possui aditivos químicos, como realçadores de sabor ou conservantes.

Observando todas as características analisadas, a marca Carrefour alcançou a maior pontuação, sendo indicada como o melhor do teste e a escolha certa.

Qualquer lata aberta não deve ser colocada novamente no frigorífico, muito menos na despensa, junto de outras conservas. Para além do risco de perda de sabor, deixar a comida na lata aberta pode provocar variadas contaminações causadas por micro-organismos presentes no ambiente ou por componentes do próprio metal.

Enlatados. Evite deixar alimentos em conserva como milho, ervilha, salada de legumes, atum e sardinha na própria lata após aberto. Transfira para um recipiente com tampa e guarde na geladeira. A lata pode enferrujar e contaminar o próprio alimento.