Quais frutas escurecem depois de cortadas?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 20 votos

Você já deve ter percebido que, depois de cortar algumas frutas, elas começam a escurecer rapidamente. Isso acontece especialmente com as frutas de polpa clara, como maçã, banana, pera, pêssego e nectarina.

Frutas cortadas
Evite frutas que escurecem depois de abertas, como banana, maçã, pêra, abacate, ameixa (a exceção é quando você prepara uma salada de frutas e coloca caldo de laranja e já deixa tudo misturadinho, aí o caldo cítrico impede que a fruta escureça).

Algumas frutas, como maçã, pêra, banana e vegetais como a batata, ficam marrons quando descascadas e expostas ao ar. Isso é chamado de escurecimento enzimático.

Quando a maioria das frutas é amassada, cortada ou triturada, rapidamente se torna escura. Esta descoloração é chamada de escurecimento enzimático, e é oriunda de reações catalisadas por uma enzima conhecida como polifenol oxidase (PPO), presente nessas frutas.

A fruta escureceu? Veja dicas fáceis para evitar a oxidação

  1. Como evitar que as frutas escureçam: suco de limão. Usar o suco de limão é ótimo, pois possui vitamina C, que protege a fruta da exposição ao ar. ...
  2. Suco de abacaxi. ...
  3. Água mineral com gás.

cortar as frutas com faca de cerâmica e colocá-las em um pote do tamanho certo, assim entra menos oxigênio; cortar a fruta, mas deixá-la “presa” em elástico ou até mesmo no plástico film, assim não entra ar e ela não escurece.

Frutas cortadas
No caso de uma salada de frutas, também conserve-a em recipiente fechado e consuma rápido. Outra dica é pingar algumas gotas de limão nas frutas cortadas antes de guardá-las, pois a acidez do fruto irá conservar o alimento por mais tempo.

Basta pingar algumas gotinhas de limão na maçã cortada, simples assim. Caso você tenha cortado uma grande quantidade de maça ou queria aproveitar esse truque de uma outra forma, misture suco de limão com água e deixe a maçã cortada de molho por 5 minutos.

– frutas que não oxidam com facilidade (se me souberem dizer porquê, agradeço): melão, meloa ou melancia; – em última instância: manga, pêssego, ameixa ou pêra (que quanto a mim, não têm uma oxidação demasiado intensa para que não sejam consideradas).

5 dias

Depois de cortada, a maçã começa rapidamente a oxidar e, em questão de minutos, passa a ganhar uma coloração mais escura. Mas existe um truque simples que faz com que a fruta permaneça intacta por até 5 dias na geladeira.

“Estamos falando de um processo de estresse fisiológico: as células do fruto reagem a esse estresse e apresentam sintomas que podem levar a perdas em termos de nutrientes e alterações na aparência. Uma das reações é a formação de radicais livres, que são bastante oxidantes e podem reagir com os compostos fenólicos.

Caso estejam descascadas e cortadas, coloque em recipiente com tampa na geladeira e consuma no mesmo dia. O congelamento no freezer também pode ser usado para conservar frutas por períodos entre 3 e 6 meses.

Assim, a melhor sugestão é evitar a claridade, usando vasilhas escuras quando mandar frutas que escurecem com mais facilidade, e evitar o contato com o ar, tampando-as assim que cortar, ou embalando-as em plástico filme ou prendendo as partes cortadas entre elas.

Se a sua banana já estiver descascada e picada, você pode desacelerar o processo de oxidação espremendo um pouco de frutas cítricas (como limão, laranja, maracujá ou abacaxi) nos pedacinhos.

A laranja e o tomate não escurecem, por não possuírem a substância orto-hidroquinona.

Se ele prefere a fruta já descascada e cortadinha, faça isso e coloque num potinho plástico. Isso vale para laranjas e kiwis, por exemplo. Ou embrulhe a fruta no papel filme.