Quais frutas não oxidam?

Perguntado por: asiqueira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 6 votos

– frutas que não oxidam com facilidade (se me souberem dizer porquê, agradeço): melão, meloa ou melancia; – em última instância: manga, pêssego, ameixa ou pêra (que quanto a mim, não têm uma oxidação demasiado intensa para que não sejam consideradas).

Frutas cortadas
Evite frutas que escurecem depois de abertas, como banana, maçã, pêra, abacate, ameixa (a exceção é quando você prepara uma salada de frutas e coloca caldo de laranja e já deixa tudo misturadinho, aí o caldo cítrico impede que a fruta escureça).

Usar o suco de limão é ótimo, pois possui vitamina C, que protege a fruta da exposição ao ar. Então, basta pingar algumas gotas de limão na fruta e guardar em saco plástico, papel alumínio e, de preferência, na geladeira.

Uma vez iniciada, continua acelerando até a oxidação completa de todas as substâncias susceptíveis. As frutas com mais tendência à oxidação são as maçãs e os abacates.

Você já deve ter percebido que, depois de cortar algumas frutas, elas começam a escurecer rapidamente. Isso acontece especialmente com as frutas de polpa clara, como maçã, banana, pera, pêssego e nectarina.

cortar as frutas com faca de cerâmica e colocá-las em um pote do tamanho certo, assim entra menos oxigênio; cortar a fruta, mas deixá-la “presa” em elástico ou até mesmo no plástico film, assim não entra ar e ela não escurece.

Se ele prefere a fruta já descascada e cortadinha, faça isso e coloque num potinho plástico. Isso vale para laranjas e kiwis, por exemplo. Ou embrulhe a fruta no papel filme.

Esprema frutas cítricas
Se a sua banana já estiver descascada e picada, você pode desacelerar o processo de oxidação espremendo um pouco de frutas cítricas (como limão, laranja, maracujá ou abacaxi) nos pedacinhos. A sua salada de frutas com certeza ficará mais saborosa.

Uma opção doce e que evita a oxidação das maçãs é mergulhar a fruta em uma mistura de mel e água! Dessa forma, combine duas colheres de mel com uma xícara de água fria. Em seguida, coloque as fatias por cinco minutos e enxágue antes de comer.

O que fazer para não escurecer a salada de frutas? Muita gente fica com receio de usar frutas como maça, pera e banana na salada de frutas com medo de que elas oxidem e escureçam. Mas não precisa se preocupar com isso. A solução está em usar o suco de alguma fruta cítrica para “regar” a salada.

Este facto é devido à presença de ácido ascórbico (vitamina C) no sumo de limão. O ácido ascórbico reage com o oxigénio contido no ar, impedindo que este oxide a maçã. Sendo assim, quando quiseres manter a cor de um fruto (maçã, pêra, banana), basta molhares a superfície exposta em sumo de limão.

Truque com sal
Dessa forma, você só precisa colocar a maçã cortada em 4 xícaras de chá de água com 1/2 colher de chá de sal por 5 minutos. Depois, deve escorrer a água, secar bem a fruta e guardar adequadamente como já citado na dica anterior.

A oxidação é o escurecimento da fruta quando em contato com o oxigênio. Essa alteração é apenas na aparência, pois o sabor não é alterado.

Isso acontece porque a polpa da fruta possui substâncias chamadas polifenóis, substâncias que são antioxidantes. Os polifenóis, quando em contato com o oxigênio do ar, reagem, ocorrendo uma reação muito rápida catalisada pela enzima polifenoloxidase.

Frutas como pêssegos, damascos e ameixas podem ficar fora da geladeira para amadurecer.

Dentro da célula, eles ficam separados de uma enzima conhecida como polifenoloxidase. “Alguns autores defendem que, quando a injúria pelo frio é muito severa, pode haver comprometimento dessa separação. Compostos e enzima entram em contato, o que pode levar ao resultado que conhecemos: escurecimento do fruto.