É possível congelar ovo cru?

Perguntado por: rbarreto . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 4 votos

Você sabia que o ovo pode ser congelado por inteiro ou pode ter somente as gemas ou as claras congeladas? Então, pode congelar ovo cru? A resposta é sim!

Para começar, o ovo cru, com casca, não pode ser congelado.

É perfeitamente possível congelar ovos crus, desde que eles estejam sem a casca. “Congelar ovos inteiros, com a casca, não é recomendado, pois o líquido no interior deles aumenta, fazendo com que o ovo exploda”, explica a especialista.

Como mencionado anteriormente, a clara não resiste bem ao congelamento, e a gema pode ficar mais seca. Além disso, ovos cozidos inteiros têm maior probabilidade de rachar e se quebrar durante o processo de congelamento e descongelamento.

A forma correta de congelar a gema do ovo é quebrando sua película e adicionando um pouco de sal ou de açúcar, dependendo de como você irá utilizar o alimento no futuro. Para isso, bata as gemas com um garfo, apenas para que elas estourem. Se a ideia é preparar uma receita salgada, acrescente uma pitada de sal.

A recomendação de conservar os ovos no refrigerador tem mais a ver com a manutenção da temperatura do que com o frio. Por ser muito delicado, o ovo sofre mais com as variações de temperatura. E, embora os ovos durem mais na geladeira, o ideal é consumi-los em até 10 dias.

Guardando os ovos:

  1. Não lave os ovos antes de guardá-los na geladeira e mantenha em um recipiente fechado. ...
  2. Quando os ovos ficarem grudados na caixa de papelão, molhe a caixa e os ovos sairão com facilidade.
  3. Guarde os ovos sempre com a ponta para baixo, assim eles vão durar mais tempo.

Ovos crus e frescos: aguentam um tempo máximo de 12 meses no congelador antes de serem consumidos. Ovos cozidos: você pode congelar pratos contendo ovos cozidos durante um intervalo que varia entre 2 e 3 meses.

Nos comentários do nosso teste em vídeo, no TikTok, a seguidora Caroline Mazzardo apontou sua preocupação com o risco de contaminação por salmonella. E ela está corretíssima! Congelar o ovo pode não ser uma boa ideia, já que a contaminação, em geral, ocorre na postura do ovo, por rachaduras na casca.

A contaminação dos ovos por salmonela se dá, inicialmente e na maioria das vezes, através da casca. Tempo e temperatura de armazenagem são fatores fundamentais para que as salmonelas passem da superfície da casca para as estruturas internas do ovo (Staldeman, 1986; Silva, 1995).

“O pior lugar para armazenar os ovos é na porta da geladeira. Coloque-os dentro, junto com os demais alimentos”, afirma o chef. “Se você coloca os ovos na porta da geladeira, com o 'abre e fecha', eles ficam suscetíveis à variação de temperatura. Os ovos são organismos vivos e podem estragar”, completa.

Ovos: nunca congele ovos na casca, ou já cozidos. Quebre os ovos em um recipiente para congelá-los. Você pode também já separar as gemas das claras em recipientes diferentes. Frutas: devem ser congeladas já lavadas e sem caroço.

Então quando for comer ao invés de jogar fora a gema, coloque ela dentro de um saco zip e leve para o congelador, assim pode ir adicionando mais e quando resolver usar, basta tirar do congelador e deixar voltar a para a temperatura ambiente. Conservação: As gemas podem durar até 3 meses congeladas.