Como lavar as folhas?

Perguntado por: icardoso . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 8 votos

Se forem folhas, lavar cada uma separadamente. Em seguida, você pode colocar de molho em água clorada. As instruções de preparo são simples: use água sanitária (sem alvejante e perfume) com 1% de hipoclorito de sódio ou hipoclorito de sódio a 1%. Dilua 2 colheres de sopa para cada litro de água.

Para isso, você vai precisar diluir entre 40% a 50% do vinagre (ou 2 colheres de sopa) em 1 litro de água. Misture a porção e coloque os alimentos. Deixe-os submersos por aproximadamente 20 minutos. Em seguida, enxágue em água corrente.

Corte a parte dura que fica na base do pé de alface e separe as folhas, descartando as mais externas; Deixe as folhas de molho por 15 minutos em uma solução feita com 1 colher de sopa de água sanitária para cada litro de água; Enxágue muito bem a alface em água corrente fria, inspecionando o aspecto de cada folha.

A água sanitária é, sem dúvidas, a forma mais eficaz para higienizar a salada. Ela ajuda a eliminar as bactérias e qualquer microorganismo que possa ter. Basta usar 1 colher de sopa de água sanitária para cada litro de água e deixe os alimentos de molho por 15 minutos.

A lavagem deve ser feita com água corrente e sabão ou detergente. No caso de folhas, lave-as individualmente.

Como usar o vinagre
Com essas dicas e a manutenção correta, suas plantinhas ficarão cada vez mais deslumbrantes. Apenas tenha cautela para não fazer esses procedimentos em dias de sol! Basta misturar duas colheres (sopa) de vinagre branco e duas colheres (sopa) de chá de camomila. Em seguida, borrife sobre a planta.

Por este motivo, o uso do vinagre puro deve ser utilizado apenas nas ervas daninhas, borrifado cuidadosamente e, assim que estas plantas ressecarem, elas devem ser arrancadas com as mãos, desde a raíz.

O ideal seriam 250 ml de vinagre de álcool para um litro de água durante 15 minutos para uma higienização satisfatória — mas quanto maior a concentração, mais eficaz é a higienização.

De acordo com o Chef, alimentos orgânicos podem ser lavados apenas com água. Caso a verdura não seja orgânica, é importante prestar atenção nas partes que estão em contato com talos e raízes. Você pode usar também uma buchinha destinada somente para este fim, evitando possíveis contaminações cruzadas.

Dilua entre 40% a 50% de vinagre para cada litro de água. Deixe os alimentos de molho por aproximadamente 20 minutos. Retire e enxágue-os.

Limão, água sanitária e iodo são também recomendados para a higienização de vegetais. Com o limão, corte 1 limão inteiro em 4 partes, esprema bem para retirar todo o suco e dilua em uma bacia com 1 litro de água. Para alimentos delicados como alface e outras folhas, deixe agir por 5 minutos.

Lavar bem as frutas, legumes e verduras em água corrente, com esponjas macias e detergente neutro, já promove a limpeza dos resíduos químicos, procedimentos também recomendados para os alimentos orgânicos ”.

Água sanitária é a solução
Para usá-lo, basta fazer uma mistura de uma colher de sopa para um litro de água.

Lagartas, cochonilhas, tripés, pulgões e ácaros, ou seja, a maioria das pequenas pragas das plantas podem ser combatidas com água e sabão neutro. Basta dissolver o sabão (100g) em ½ litro de água quente. Para aplicação, dissolva novamente em mais nove litros e meio de água e borrife sobre as plantas.