Como era feito a paçoca?

Perguntado por: iagostinho . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 12 votos

Originalmente do tupi “PA-SOKA”, que significa “esmagar com as mãos”, o prato foi inventado pelos indígenas e se refere à maneira como era preparado nos primórdios da colonização, mas não tinha nada a ver com amendoim: era farinha de mandioca e carne bovina que eram esmagados em um pilão de barro.

Sua popularidade é antiga: ela era levada pelos cavaleiros que passavam pela região. A carne seca, cortada em cubos e frita em óleo quente, é socada no ​pilão (de preferência sem verniz), com alho picado e farinha de mandioca.

Origens. A paçoca em sua forma atual foi inventada durante o período do Brasil Colonial, mas os povos nativos brasileiros tinham receitas que misturavam farinha de mandioca com outros ingredientes antes da colonização. Essas receitas foram modificadas pelos colonos, criando a combinação atual que utiliza açúcar.

Ingredientes: Amendoim torrado e moído, açúcar e sal. ALÉRGICOS: CONTÉM AMENDOIM. NÃO CONTÉM GLÚTEN.

1919

Apesar de receita simples (amendoim, açúcar, farinha de mandioca e uma pitada de sal), a paçoca doce exige técnica e, no caso do pilão, esforço físico. “A produção de paçoca começou com a minha bisavó, em 1919, na Fazenda Boa Vista.

Apesar do largo consumo e da popularização que promoveu, a paçoca não é invenção da cultura nordestina, mas da cultura indígena. Os povos indígenas já se alimentavam com comida à base de carne seca e farinha de mandioca. O termo “paçoca” vem do termo indígena “pasoka”.

Paçoquita Santa Helena Original, a melhor do Brasil. A paçoquita é a mais conhecida do Brasil, sinônimo de qualidade e deliciosa dispensa apresentações, simplesmente a melhor! Caixinha com 100 unidades de paçoca rolha embaladas individualmente.

Doce típico das festas juninas, a paçoca oferece diversos benefícios para a saúde. Por ter o amendoim como ingrediente principal, esse alimento é rico em nutrientes antioxidantes e ácidos graxos poli-insaturados. O ferro, por exemplo, previne a anemia.

A origem do amendoim é incerta. Segundo alguns historiadores, é oriundo da América do Sul (Argentina, Bolivia, Brasil, Peru ou Leste dos Andes) e muito utilizado pelos indígenas. Provas são os trabalhos – potes e vasos de barro – encontrados em formato de amendoim.

A paçoquinha de amendoim é um doce típico brasileiro, antigamente preparado com a técnica indígena de pilar os alimentos. De fato, o nome paçoca deriva da palavra indígena tupi pa'soka, que significa esmigalhar, socar, pilar no pilão.

Sim, se comer mais que um punhado por dia. O ideal é comer um máximo de 30 gramas diários, o equivalente a uma mão fechada, já que o alimento é calórico - ou 1 colher de sopa da pasta de amendoim pura. Assim, aproveita-se os benefícios sem provocar malefícios como o ganho de peso.