Qual é a palavra mais difícil do vocabulário brasileiro?

Perguntado por: achaves . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 2 votos

Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico: essa é considerada a maior palavra existente na Língua Portuguesa. Esse palavrão tem 46 letras e trata-se da classe dos adjetivos que qualifica o indivíduo que está com alguma doença respiratória como pneumonia.

Com 46 letras, pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico descreve indivíduo que possui doença pulmonar causada pela inspiração de cinzas vulcânicas. Você sabe qual é a maior palavra da língua portuguesa registrada em dicionário?

Portanto, as maiores e menores palavras da língua portuguesa, são, respectivamente: pneumoultramicrocopicossilicovulcanoconiótico e o artigo definido a.

Nível Fácil
O rato roeu a roupa do rei de Roma. Sabia que o sabiá sabia assobiar? O tempo perguntou pro tempo quanto tempo o tempo tem. Atrás da porta torta tem uma porca.

Exemplos de palavras com 22 ou 23 letras:
esternocleidomastóideo (22 letras); otorrinolaringologista (22 letras); anticonstitucionalmente (23 letras); desconstitucionalização (23 letras).

A palavra mais longa do mundo será o termo inglês: "methionylthreonylthereonyl(…) isoleucine". Este termo, que conta com nada menos do que 189.819 letras, é a designação química da maior proteína existente: a Titina.

Refere-se a alguém ou a alguma coisa relacionada com uma doença aguda dos pulmões, que ocorre devido à inalação de cinzas vulcânicas. A palavra pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico não tem um uso corrente.

Os trava-línguas mais difíceis do português
Qual caqui que Cacá quer? Cacá quer qualquer caqui. Sabia que a mãe do sabiá não sabia que o sabiá sabia assobiar? Casa suja, chão sujo.

pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose (44 letras); paraclorobenzilpirrolidinonetilbenzimidazol (43 letras);

Você sabe qual é a maior palavra da língua portuguesa registrada em dicionário? Então, respire fundo, segure o fôlego e tente dizer, sem errar, pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico.