Quem tem refluxo pode comer repolho refogado?

Perguntado por: obrito . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 6 votos

Alimentos indigestos: pepino, tomate, beringela, repolho, couve, pimentão, melancia, frutas secas e cristalizadas Farinha de mandioca; Queijo de manteiga; Cuscuz e bolos de milho; Vinagre e azeite.

Algumas pessoas podem ter gases e podem também apresentar intolerância aos alimentos que causam gases, como repolho, brócolis, feijão e couve-flor e, nestes casos, devem diminuir o seu consumo.

Legumes como alcachofra, pepino, abóbora e aspargo possuem propriedades que também ajudam a cuidar do trato digestivo. Amêndoas, água de coco, vinagre de maçã, gengibre, salsa e erva-doce são outros alimentos que não devem faltar na dieta para pacientes com refluxo gastroesofágico.

Devem ser evitados alimentos cítricos, apimentados e possam causar algum desconforto intestinal (como repolho, brócolis, batata doce e melão), cebola, feijoada e frituras em geral. Das bebidas, evite as com cafeína, as gasosas e alcoólicas.

De acordo com Paula Hertel, temperos naturais como cúrcuma e alecrim podem ajudar a reduzir a gastrite. "Além disso, os vegetais como couve e repolho e fitoterápicos como aloe vera e espinheira-santa podem ajudar a evitar úlceras", explica.

Isso se deve ao fato de o repolho conter enxofre, um gás que na fermentação intestinal acaba causando esse cheiro ruim, fora o desconforto. Mas você não precisa tirar o repolho da salada só por causa disso! Uma dica para prevenir os gases é temperá-lo com limão ou gengibre, que evita e muito a flatulência.

Os diversos componentes antioxidantes encontrados no repolho são os principais responsáveis ​​pelo seu efeito anti-inflamatório. Além disso, esse vegetal melhora a digestão, graças às fibras solúveis. Elas também são responsáveis por reduzir os níveis de colesterol ruim.

Legumes e hortaliças
Os vegetais, em geral, possuem naturalmente índice de gorduras e açúcares mais baixos e ajudam a reduzir o ácido do estômago. Boas opções são: brócolis, aspargo, couve, couve-flor, batata e pepino, por exemplo.

O mamão é uma fruta rica em enzimas proteolíticas, quimopapaína e papaína. Isso quer dizer que ele possui fitoquímicos que auxiliam, e muito, na digestão de proteínas, resultando em uma diminuição significativa do refluxo. Recomenda-se consumir uma fatia após as refeições, como sobremesa.

À noite, prefira fazer uma refeição mais leve e que impacte menos o estômago.

  • Salada verde com grão de bico;
  • Vitamina de mamão, abacate ou banana com leite desnatado;
  • Água de coco com torradas integral e clara de ovo.

Algumas dicas caseiras para tratar a queimação são: beber água gelada, comer maçã ou pera sem casca e tomar chá de funcho ou gengibre. Também são recomendados alguns sucos, como de batata crua, couve e maçã ou mamão e linhaça. Outras ações estão ligadas aos hábitos e à rotina da pessoa.

Amenizando o problema
O consumo de alguns ​alimentos também pode aliviar o mal-estar e a sensação de queimação na boca do estômago. Veja: Frutas não ácidas:maçã, pera, banana, goiaba.Elas têm fácil digestão e, quando bem mastigadas,dão menos "trabalho" ao estômago.

Alimentos aquosos
Por exemplo, comer alimentos que contêm muita água pode diluir e enfraquecer o ácido do estômago. Escolha alimentos como: Pepino. Alface.