Pode colocar sagu quente na geladeira?

Perguntado por: emello3 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 18 votos

Na conservação de alimentos, a geladeira é um forte aliado. Sobras ainda quentes podem e devem, sim, ser colocados em seguida na geladeira, para evitar a proliferação de micro-organismos no alimento.

Guardar alimentos quentes na geladeira prejudica o funcionamento da mesma, podendo gerar danos, além de aumentar o consumo de energia e, consequentemente, a conta de luz. Ou seja, não recomendamos que comidas quentes sejam colocadas no freezer ou geladeira, por isso, espere até que estejam em temperatura ambiente.

Mas existe um porém: se você tampar o potinho ou a panela, o choque de temperaturas vai causar a formação de gotas de água na tampa — e esse é um ambiente propício para os bichinhos indesejados. Portanto, o ideal é colocar o alimento destampado na geladeira e, assim que ele esfriar completamente, fechá-lo bem.

Em suma, manter panelas na geladeira podem danificar o eletrodoméstico e ainda afetar negativamente a sua comida, acelerando o seu processo de decomposição. Além disso, talheres e copos também não devem ser expostos a baixas temperaturas.

A sugestão de Bruno é o chamado banho-maria invertido, que consiste em colocar a comida num saco plástico e mergulhá-lo dentro de uma tigela com gelo, deixando esfriar por uns 10 minutinhos.

Isso mesmo, existem recomendações em que o indicado é esperar a comida esfriar para só depois colocar no freezer, já que a diminuição de temperatura do alimento faz com que ele solte água e prejudique a consistência da marmita.

Ainda de acordo com a organizer, bananas, maçãs, melões, cebola, alho, tomates e batatas não devem ser armazenados na geladeira, porque precisam de ventilação.

Manter a comida aquecida é possível sim. Para isso, invista em recipientes de porcelana ou vidro, pois eles vão manter a comida aquecida por mais tempo. Outra opção é deixar no rechaud, dessa forma a fonte de calor é constante e fica ótimo se tiver mesas do lado externo do restaurante.

Conservação do alimento
Sobras ainda quentes podem e devem, sim, ser colocados em seguida na geladeira, para evitar a proliferação de micro-organismos no alimento. Conforme o biomédico Roberto Figueiredo, também conhecido como Dr. Bactéria, a comida só pode ficar em temperatura ambiente por, no máximo, duas horas.

Como manter seu alimento de forma segura: Não demore para refrigerar os alimentos perecíveis, tais como: carnes, aves, peixes, laticínios e ovos. Não deixe a comida ficar mais de duas horas em temperatura ambiente ou mais de uma hora em temperaturas acima de 30°C.