Porque colocar limão na banana?

Perguntado por: adantas . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 19 votos

E também, pode ser usado para maçãs, pêras ou. pêssegos.

Citados os benefícios da banana, vale dizer que o limão deixa nosso suco gástrico mais ácido, o que melhora a digestão da proteína e reduz processos inflamatórios, a produção de gordura hepática e insulina. Além disso, a bebida é considerada antioxidante e auxilia na prevenção de resfriados e gripe.

Esprema frutas cítricas
Se a sua banana já estiver descascada e picada, você pode desacelerar o processo de oxidação espremendo um pouco de frutas cítricas (como limão, laranja, maracujá ou abacaxi) nos pedacinhos. A sua salada de frutas com certeza ficará mais saborosa.

Este facto é devido à presença de ácido ascórbico (vitamina C) no sumo de limão. O ácido ascórbico reage com o oxigénio contido no ar, impedindo que este oxide a maçã. Sendo assim, quando quiseres manter a cor de um fruto (maçã, pêra, banana), basta molhares a superfície exposta em sumo de limão.

Para evitar o desperdício e manter a aparência de vitamina feita na hora, é importante passá-la na peneira depois de pronta. As sementinhas, que são o que fazem o leite escurecer, ficarão na peneira e, assim, será mais fácil conservar a cor original da bebida.

Nessa dieta, você pode, por exemplo, substituir todos os alimentos da refeição matinal pela fruta à vontade ou consumir apenas quatro bananas acompanhadas de um ou dois copos de água em temperatura ambiente ou morna. A estratégia viralizou pela primeira vez em 2008, no Japão, mas voltou à tona recentemente.

A vitamina C presente no limão aumenta a produção dos glóbulos brancos, nossas células de defesa que combatem micro-organismos invasores como vírus e bactérias. Dessa forma, o consumo regular da fruta fortalece o sistema imunológico e nos deixa mais resistentes contra doenças infecciosas como gripes e resfriados.

Caso o seu problema seja o oposto e você esteja procurando uma solução para amadurecer as bananas mais rápido, é só colocar a fruta em uma embalagem fechada, que pode ser um saco de papel, por exemplo. A banana vai soltando o gás etileno, que ficará concentrado na embalagem, acelerando a maturação.

Dentro da célula, eles ficam separados de uma enzima conhecida como polifenoloxidase. “Alguns autores defendem que, quando a injúria pelo frio é muito severa, pode haver comprometimento dessa separação. Compostos e enzima entram em contato, o que pode levar ao resultado que conhecemos: escurecimento do fruto.

Essa enzima reage com o tanino presente na casca da banana e a interação entre as substâncias dá origem a compostos marrons que caracterizam frutas apodrecidas. Muitas vezes a cor da casca não interfere na qualidade da banana, ela pode estar preta por fora, mas por dentro estará apta para o consumo.