Faz bem comer salmão cru?

Perguntado por: adomingues5 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 6 votos

Confira a lista: Salmão: uma verdadeira fonte de ácidos graxos e ômega 3, sendo uma ótima opção para fortalecer o sistema cardiovascular. Cru, o salmão é delicioso e é a principal matéria-prima do Sushi!

Sim. O consumo de peixe cru é uma das melhores formas de aproveitar os benefícios do pescado. Assim, nesse tipo de preparo, os valores nutricionais da carne são preservados, fazendo com que ela seja uma opção saudável.

O consumo de peixe cru pode representar um risco pela transmissão de parasitas ao Homem, alerta equipa composta por cientistas do CIIMAR e da FCUP.

Os benefícios de comer peixe cru são diminuir o risco de doenças cardíacas, contribuir para o desenvolvimento cerebral, regeneração das células nervosas, ajudar a formar os tecidos, prevenir doenças ósseas e combater a anemia devido a sua riqueza em ômega 3, proteínas, vitamina D, cálcio, ferro e vitamina B12.

O salmão é destaque quando falamos de ômega 3, uma vez que contém ácidos graxos poli-insaturados dos tipos EPA (ácido eicosapentaenoico) e DHA (ácido docosa-hexaenoico). Essas gorduras essenciais são obtidas por meio da alimentação e atuam para garantir o bom funcionamento do cérebro, do coração e do sistema nervoso.

Entre elas, o salmão, o linguado, a sardinha, a anchovas e a tilápia foram considerados excelentes fontes de proteína. A pesquisa também destacou que esses peixes são ricos em nutrientes como selênio, iodo, vitamina D, vitamina B12, ferro, zinco e fósforo.

Modo de preparo

  1. Fatie o salmão utilizando uma faca afiada e a cada corte esfregue uma banda de limão na faca para não grudar o peixe.
  2. Rale o gengibre.
  3. Misture com o shoyu.
  4. Coloque a mistura num recipiente e deixe o peixe marinando por 15 minutos.
  5. Sirva de preferência acompanhado com arroz japonês (gohan).

“A principal causa é a difilobotríase, causada pelo parasita Diphyllobothrium – ele é mais comum em alguns tipos de peixe selvagens, como o salmão. Mas algumas bactérias, como a Salmonella, também podem acometer o trato digestivo”, explica o gastroenterologista do Hospital Brasília, Flávio Hayato Ejima.

Nutricionalmente, o sushi pode ser vantajoso, desde que consumido com moderação, por ser: Rico em hidratos de carbono de absorção lenta; Ter um elevado teor de gordura insaturada e fonte de ácidos gordos ómega 3; Rico em iodo, ferro, potássio e fósforo e em vitaminas A e do complexo B.

A verdade é que este peixe não é recomendado para comer diariamente, pois pode conter níveis moderados de mercúrio e contaminantes. Estes podem acumular-se no ambiente natural do salmão. Como resultado, peixes oleosos não devem ser consumidos mais de quatro vezes por semana.