Porque a pipoca do cinema é tão boa?

Perguntado por: lcarvalho . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.7 / 5 14 votos

Um dos segredos da pipoca de cinema é que ela é feita com um tipo de milho diferente. Ao estourar, esse grão especial forma uma “flor” um pouco maior que aquela obtida com o milho comum.

O segredo está na manteiga utilizada pelos cinemas! Mas não se trata de uma manteiga qualquer, e sim uma manteiga especial clarificada. Além de temperar, ela não murcha e nem encolhe a pipoca como as manteigas convencionais.

FLAVAPOP é o ingrediente secreto dos cinemas brasileiros, que deixa a pipoca crocante e saborosa! *FLAVAPOP - Sal Micronizado, deve ser usado durante o preparo do alimento.

O sal para pipoca de cinema
Ele também recebe um sabor artificial de manteiga e corante amarelo. Além disso, é usado o sal Alberger (também conhecido como sal de pipoca), que adere melhor na pipoca por ser muito fino.

A primeira coisa que você precisa saber, é que a pipoca de cinema não é feita com manteiga. As sementes de milho são cozidas em óleo vegetal (geralmente girassol ou canola) e polvilhadas com uma mistura de sal, saborizantes de manteiga e corantes amarelo.

O milho de pipoca do cinema
Nossa dica então é usar um milho do tipo butterfly premium como melhor opção para uma pipoca de cinema de verdade.

O primeiro pipoqueiro foi um homem chamado Charles Cretors, de Chicago, que teve a ideia de vender a iguaria nas ruas nos anos de 1880. Foi graças a ele que a pipoca se tornou um petisco comum em circos e, depois, nos cinemas. Valeu, Charles!

Pesquisa revela que comer pipoca de cinema em excesso pode ser prejudicial à saúde, a recomendação é consumir com moderação.

O ideal é não utilizar nem o óleo e nem a manteiga. Você pode fazer a pipoca apenas com o milho na panela. Mas quem optar por utilizar o óleo, dê preferência pelos óleos vegetais, como: óleo de girassol, óleo de canola, óleo de soja, óleo de coco, óleo de milho e outros.

A exposição ao ar acelera o processo de deterioração de todo alimento. 4- Para que ela fique crocante por até 3 dias, guarde a pipoca em um pote de vidro hermético ou um saco plástico em fechado. Outra dica é temperá-la com sal a gosto apenas na hora de consumir, isso também ajuda a mantê-la crocante por mais tempo.

Se aquecido rápido demais, o vapor no interior da pipoca pode atingir temperatura e pressão muito altas, fazendo que a casca se rompa antes do amigo no interior do milho ficar gelatinoso. Fato que torna o interior da pipoca mais duro.