Tem glúten no pinhão?

Perguntado por: ocarvalho . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.9 / 5 9 votos

Produto traz expectativa de geração de renda e conservação ambiental, especialmente em pequenas comunidades rurais. Nova farinha obteve boa aceitação dos consumidores. Bastante apreciado na alimentação humana, o pinhão tem potencial para uso na alimentação de pessoas celíacas, pois não contém glúten.

Cientistas desenvolveram uma farinha de pinhão cru da semente da araucária. O novo produto alimentício não contém glúten, o que o torna apropriado a dietas especiais, como a voltada a pessoas com doença celíaca.

O pinhão é composto por vários minerais, como cobre, zinco, manganês, ferro, magnésio, cálcio, fósforo, enxofre e sódio. Porém, merece destaque no fornecimento de potássio, mineral que ajuda a controlar a pressão arterial. Ainda no pinhão, são encontrados os ácidos graxos linoleico (ômega 6) e oleico (ômega 9).

No entanto, essa semente é rica em calorias e, por isso, deve ser consumida com moderação. Para se obter os benefícios do pinhão, recomenda-se o consumo de 15 unidades, ou seja, 75 g de pinhão por dia.

Semente da Araucária, o pinhão é um alimento com alta densidade energética (175kcal/100g), que tem o carboidrato como nutriente predominante (33,1g/100g). Ainda assim, ele apresenta índice glicêmico médio e a sua carga glicêmica é baixa.

No entanto, o tipo de carboidrato que o pinhão contém é carboidrato complexo, rico em amido resistente, o que o faz se comportar praticamente como uma fibra no organismo.

O pinhão é rico em fibras. o consumo excessivo de fibras pode levar à produção de gases. As fibras não são digeridas pelo nosso corpo, mas são fermentadas por bactérias presentes no intestino. O pinhão contém oligossacarídeos, como a rafinose e a estaquiose.

Como é calórico, cada 100g de pinhão cozido contém 197 calorias. Para reduzir esse efeito, Joice sugere que as porções do alimento sejam introduzidas em um lanche da tarde ou mesmo antes das atividades físicas, pois oferecem energia suficiente do início ao fim da prática em função da presença de carboidratos complexos.

  • Protege o sistema cardiovascular. O pinhão é fonte de potássio. ...
  • Contribui com a saciedade. ...
  • Faz bem para o cérebro. ...
  • Regula o intestino. ...
  • É aliado da visão. ...
  • Indicado para quem tem anemia. ...
  • Pode aumentar a imunidade.

Seque bem e guarde em zip-locks ou em recipientes herméticos, que isolam totalmente o alimento. Em seguida, basta congelar normalmente. Dessa maneira, a semente dura até seis meses. Para descongelar, basta transferi-los direto do freezer em uma panela com água quente.