Por que a pimenta murcha?

Perguntado por: msilveira9 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.7 / 5 13 votos

O patógeno causa o tombamento das mudas e murchas nas horas mais quentes do dia quando ataca a base da planta. A doença é caracterizada por uma podridão úmida no colo e raízes, que resulta na murcha, seca e morte das plantas.

É uma das principais doenças das pimentas no Brasil. Provoca maiores perdas no verão, pois é favorecida por alta temperatura e alta umidade do solo. As plantas afetadas apresentam murcha repentina observada inicialmente nas horas mais quentes do dia.

Não desista ainda! Sua plantinha pode ser salva com algumas dicas

  1. Trocar de vaso. Mover a sua plantinha tristonha para um novo vaso pode fazer uma grande diferença. ...
  2. Alimente-as melhor. ...
  3. Com sol, mas nem tanto. ...
  4. Não exagere na água. ...
  5. Crie o efeito de uma estufa. ...
  6. Elimine as pragas.

Greice, provavelmente, suas pimenteiras estejam recebendo poucos nutrientes ou horas de sol (ou ambos!).

Como cuidar da pimenta?

  1. Regue a sua pimenta. É muito importante irrigar a sua pimenta constantemente. ...
  2. Adube a sua planta. Para que a pimenta consiga se desenvolver bem e ajudar a evitar parasitas, adube a sua planta uma vez por mês. ...
  3. Verifique a presença de parasitas. ...
  4. Localização do vaso.

Quando uma planta tem falta de água no substrato, ela tenta poupar esse precioso líquido. Em muitas espécies, como o lírio-da-paz, é bem visível o truque que a planta usa: primeiro a pontinha começa a ficar murcha, depois a folha e, em casos mais extremos, até mesmo o caule começa a ficar mole e pendente.

6 FORMAS DE REANIMAR UMA PLANTA QUE ESTÁ MORRENDO

  1. Trocar de vaso. Mover a sua plantinha tristonha para um novo vaso pode fazer uma grande diferença. ...
  2. Alimente-as melhor. As plantas também precisam de alimentos saudáveis. ...
  3. Com sol, mas nem tanto. ...
  4. Não exagere na água. ...
  5. Crie o efeito de uma estufa. ...
  6. Elimine as pragas.

Folhas amareladas, manchas marrons, caules escurecidos e queda de folhas são sintomas bem comuns do excesso de água no cultivo. Raízes encharcadas, o excesso de água pode levar ao apodrecimento das raízes, o que pode afetar a capacidade da planta de absorver água e nutrientes.

Arruda: Elimina a inveja e o mau-olhado, além de chamar a prosperidade e garantir proteção. Alecrim: Protege os ambientes, dá mais ânimo e favorece a atividade mental, como os estudos. Comigo-ninguém-pode: Tem o poder de afastar as energias negativas e de proteger das pessoas.

A frequência de rega pode realizar todos os dias para regiões quentes, ou 3 a 4 vezes na semana para regiões com clima mais amenos e úmidos, mas em caso de dúvidas, sempre que o substrato já estiver seco na camada superficial de 5 cm é bom estar regando para repor a água no solo.

A Pimenta é uma ótima opção de planta para o mal olhado e e ela traz boas energias para dentro da sua casa. Ela precisa ser colocada em ambientes com sol e de meia-sombra. Foi comprovado cientificamente que ter plantas dentro de casa pode interferir positivamente no seu humor e bem estar.

Lembre-se que a pimenteira deve ficar no sol, assim a água evapora rapidamente. O famoso truque de colocar o dedo no solo para verificar a umidade da terra nunca falha. Colheita: em condições favoráveis, como um solo bem drenado e ambientes quentes, a pimenteira pode produzir muito.

Essa planta da espécie Capsicum frutescens tem ciclo de vida anual, no máximo bianual, o que significa que, com inveja ou sem, o pezinho acabará secando em no máximo 24 meses.

Aqueles que moram em cidades muito quentes necessitam regar a pimenta todos os dias. Já quem vive em uma região onde o clima é mais ameno deve molhar essa planta de três a quatro vezes por semana. No entanto, você não deve jogar água em excesso na hora de fazer a irrigação, pois isso pode prejudicar a pimenta.