Porque a conserva fermenta?

Perguntado por: tchaves . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.8 / 5 12 votos

A fermentação é um ambiente seletivo e, nesse ambiente com sal ou açúcar, as bactérias desenvolvem os sabores pelo alimento que está fermentando. Na conserva, o vinagre destrói esse ambiente de bactérias e constrói um de ácido lático”.

O sal vai ajudar no sabor da conserva, mas principalmente na condução correta dessa fermentação nos estágios iniciais, impedindo a proliferação de microorganismos indesejáveis. A proporção ideal é de 2% a 5% ( 20g a 50g de sal para 1L de água ), dependendo do vegetal.

A fermentação que utilizamos é a alcoólica. Nela, os açúcares presentes são transformados, graças à ação de bactérias benéficas, em álcool e gás carbônico.

O processo de conservação por fermentação baseia-se na competição entre espécies microbianas, em que uma ou mais espécies inibem as demais, por competirem pelos nutrientes disponíveis e pela produção de metabolitos antimicrobianos a partir dos substratos presentes no próprio alimento.

Esse processo tem como objetivo principal gerar energia para manter os microrganismos vivos. No entanto, a fermentação traz inúmeros benefícios na produção de alimentos! Pães, cervejas, vinhos, iogurte, queijos e vinagre são os alimentos fermentados mais comuns.

Medidas para impedir a fermentação
A esterilização é um processo semelhante, mas os alimentos são aquecidos a temperaturas ainda mais elevadas, garantindo uma esterilização completa. Sem microrganismos – bons ou ruins – os componentes dos alimentos são mantidos e, consequentemente, nenhum processo químico ocorre.

Jogar fora alimentos em conserva que estejam desbotados ou com cheiro ruim. Jogar fora latas que estejam estufadas ou vazando (latas de leite, fórmulas, etc.)

Primeiro, a pimenta deve ser muito bem lavada para evitar a fermentação causada por fungos. Depois é necessário cozinhar a pimenta aberta e dar um choque de temperatura com água fria.

Como já falamos, o vinagre, especialmente o branco, é o mais indicado para o preparo de conservas. O sabor acentuado e a acidez do vinagre ajuda a manter a coloração das pimentas intacta, assim como a ardência delas!

Alivie o ardor com açúcar. Você já deve ter ouvido falar que o leite pode ser um santo remédio caso você acidentalmente dê um mordisco em uma pimenta bem ardida. Contudo, de acordo com o pessoal do site CHOW, outro recurso de emergência que pode ser utilizado para aliviar o ardor é o açúcar.

Produtos como o queijo, iogurte, manteiga, coalhada, vinho, café e chocolate passam por fermentação em algum estágio do seu preparo. Além disso, a ação de microrganismos ajuda o nosso corpo a digerir os alimentos.

A fermentação é um fenômeno que serve para obter energia sem precisar de oxigênio para isso. Esse tipo de processo normalmente é usado em fungos e bactérias, mas também no nosso corpo, nas células musculares esqueléticas. O local onde acontece esse procedimento é no citosol (principal componente do citoplasma).

→ Importância econômica da fermentação
Atualmente, por meio da fermentação, ocorre a fabricação de bebidas alcoólicas, como cerveja e vinho, iogurtes, coalhadas, queijos, pães, conservas e álcool a partir da cana-de-açúcar. Além disso, alguns antibióticos são produzidos por fermentação.