Como abrir pinhão com descascador?

Perguntado por: daraujo . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.6 / 5 3 votos

1 – Coloque o pinhão no descascador, preferencialmente quente; 2 – Pressione a parte superior e o pinhão irá se abrir, separe a casca do amido e pronto.

Recorra a um descascador manual
O descascador de pinhão é o produto fabricado especialmente para retirar sua casca. Ele pode ser de madeira ou aço. Para utilizá-lo, basta apoiar em uma superfície firme, posicionar a parte de trás do alimento no espaço próprio para ele e apertar a alavanca.

Usando o micro-ondas
Tudo que você precisa é colocar o pinhão em um prato e levar para o micro-ondas por 30 segundos a 1 minuto. O calor vai ajudar a soltar a casca com mais facilidade, por isso, ela também pode ser usada quando o pinhão estiver frio já.

Além disso, cortar a ponta do pinhão faz com que ele cozinhe mais rápido e também ajuda na hora de descascar. Falando nisso, descascar o pinhão é uma tarefa difícil.

Por outro lado, na geladeira, é possível guardar a semente com casca em uma temperatura entre dois e dez graus, na gaveta e em um saco hermético. Nesse caso, o período de conservação vale por 2 meses! Se o pinhão estiver sem a casca e cozido, ele precisa ser embalado a vácuo e dura apenas 15 dias.

"Pode ser cozido e conservado em salmoura ácida ou xarope", conta. A salmoura ácida é feita com água, vinagre e sal. Já o xarope é uma calda de açúcar concentrado e água. Se a opção for cozinhar o pinhão, ele pode ser embalado a vácuo, sem casca.

Para se obter os benefícios do pinhão, recomenda-se o consumo de 15 unidades, ou seja, 75 g de pinhão por dia.

Aqui vale dizer que o pinhão é rico em Ácido Oleico, que ajuda o fígado a eliminar o excesso de triglicerídeos do corpo.

O pinhão também é rico em Vitamina E, Vitamina K, Ferro, Cobre, Cálcio e Magnésio. Além disso, o alimento contém ácidos graxos linoleico (ômega 6) e oleico (ômega 9). Essas substâncias contribuem para a redução do colesterol no sangue e podem ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares.

Só que descascar internamente deve ser pela má qualidade da tinta ou de fabricação. Não posso usar o microondas porque a tinta pode cair no alimento e ser tóxica ( o técnico mesmo avisou isso).

O pinhão é composto por vários minerais, como cobre, zinco, manganês, ferro, magnésio, cálcio, fósforo, enxofre e sódio. Porém, merece destaque no fornecimento de potássio, mineral que ajuda a controlar a pressão arterial. Ainda no pinhão, são encontrados os ácidos graxos linoleico (ômega 6) e oleico (ômega 9).

Como fazer pinhão
Normalmente, ele é consumido cozido ou assado na brasa - e nunca deve ser ingerido cru, já que, além de rígido, ele pode ser tóxico ao organismo. Para fazer o pinhão em casa, basta lavar bem as sementes sob água corrente e cozinhar na panela de pressão com bastante água e um pouco de sal.

Coloque os pinhões em uma panela de pressão, cubra-os com água e leve ao fogo. Quando a panela começar a “chiar”, espere as sementes cozinharem por 30 minutos. Desligue o fogo, espere amornar e então escoe. Descasque e é só servir!

A refrigeração (2 a 10°C) aumenta a vida de prateleira das sementes in natura de alguns dias para até três meses. Já o congelamento (temperaturas menores que -18 °C) prolonga esse período para oito meses ou mais. Ou seja, dá pra guardar pinhão desta safra até a colheita do próximo ano.

Para escolher um pinhão maduro e saboroso, veja a cor da casca: deve ser marrom nas pontas e amarelado no restante. Ao apertar, deve ser firme e não ceder à pressão dos dedos. “O pinhão verde parece uma palha e é bem levinho, quando você aperta, ele parece uma borracha, não é firme”, ensina Zanette.

cinco dias

Na geladeira, o pinhão cozido resiste bem por até cinco dias. Para os que não utilizam pinhão porque não conseguem retirar a casca sem mordê-la a chef dá uma dica.